O grupo italiano Leonardo-Finmeccanica anunciou que o protótipo do novo jato de treinamento básico de dois assentos Aermacchi M-345HET (High Efficiency Trainer) completou com sucesso o voo inaugural. A aeronave decolou do aeródromo de Venegono Superiore, em Varese, na Itália, pilotado por Quirino Bucci e Giacomo Iannelli, ambos da Divisão de Aeronaves da Leonardo.
Quirino Bucci disse que durante o voo de 30 minutos a aeronave comportou-se com perfeição correspondendo às expectativas do projeto, ao mesmo tempo que demonstrou excelente performance. Particularmente, o motor exibiu boa capacidade ao responder às mudanças de regime de funcionamento, característica fundamental quando se trata de uma aeronave de treinamento básico.
De acordo com a Leonardo-Finmeccanica, o M-345 representa a última geração da companhia destinada ao treinamento de pilotos e possui características para equipar Forças Aéreas com uma solução graças à redução de custos de aquisição e do ciclo de vida útil em comparação aos turboélices de treinamento.
Conforme a fabricante, a previsão é para que a campanha de ensaios seja concluída em 2017. As próximas etapas incluem testes detalhados dos sistemas avionicos e do motor, expansão do envelope de voo, envolvendo altitude, velocidade e manobrabilidade.
Ivan Plavetz