O Exército da Bolívia recebeu 50 viaturas táticas baseadas no modelo 2016 da picape Hilux, da Toyota.
Esses veículos receberam adaptações para desempenhar tarefas de transporte tático e controle de fronteiras. Além de terem recebido chassi com capacidade de suportar 1,2 toneladas de carga, elas possuem provisões para transportar metralhadoras leves SIG 710-3 de 7.62 x 51mm, para carregar reservatórios removíveis de combustível e rádios para comunicações.
Acompanhando as novas viaturas, 90 rádios portáteis, 120 de base fixa, cinco estações repetidoras de ultra-alta frequência foram recebidas como parte do programa de modernização das comunicações em andamento.
O comandante-geral do Exército da Bolívia, general Luis Ariñez, disse que a maioria dos novos equipamentos recebidos serão entregues para a 1ª , 2ª e 10ª Unidades Mecanizadas localizadas em Oruro, Potosi e La Paz, respectivamente.
O evento contou com a presença do presidente da Bolívia, Evo Moralez, que destacou a importância da aquisição dos equipamentos para melhorar e garantir a segurança do país. O investimento anunciado nesses equipamentos é da ordem de 22,1 milhões de bolivianos (R$ 10,5 milhões).
Ivan Plavetz