A Helibras assinou um novo termo aditivo com o Exército Brasileiro para a realização de Inspeção G em mais dois helicópteros AS532 Cougar UE, da frota da Aviação do Exército (AvEx). A Inspeção G, também chamada de Grande Visita, consiste em uma inspeção geral que deve ser feita a cada 12 anos de operação ou 7.500 horas de voo.
Após a execução do serviço, com duração prevista de um ano, a aeronave sai da oficina da empresa com novo potencial garantindo uma extensão de, no mínimo, mais 12 anos de operação.
Da frota de oito aeronaves do modelo em operação na AvEx, duas já passaram por esse procedimento nas oficinas da Helibras em Itajubá (MG) e um terceiro helicóptero está em fase final, deve ser entregue nas próximas semanas. Segundo Walter Filho, responsável pela área de mercado militar da companhia; “essas grandes inspeções são importantes para a Aviação do Exército por aumentar a vida útil dos helicópteros e também para a Helibras, pois garantem uma expressiva carga de trabalho para as oficinas e demais áreas operacionais da empresa”.
Ivan Plavetz