A 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), unidade do Exército Brasileiro sediada em Tefé (AM), participou da Operação Machifaro III, exercício de adestramento avançado do Comando Militar da Amazônia (CMA), que ocorreu nas cidades de Manacapuru e Iranduba (AM).
O exercício teve por finalidade realizar a capacitação das Brigadas e Organizações Militares para o emprego em combate, o que envolveu planejamento e preparação específica da Força Terrestre para a operação no ambiente amazônico.
Em função das características da Área de Operações da “Brigada das Missões”, e das unidades que se integraram à Brigada durante a missão, para os deslocamentos fluviais, aéreos e rodoviários, as ações iniciaram-se com tropas mobilizadas em Tabatinga, Tefé, Manaus (AM) e Boa Vista (RR).
As peculiaridades da Operação Machifaro foram evidenciadas desde os primeiros planejamentos da “Logística Missioneira”, com as peculiaridades da atuação a partir do coração da Amazônia Ocidental.
Dentre as ações realizadas no adestramento, cabe ressaltar a realização do ataque fluvial e o investimento, realizados pelo 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), na localidade de Manacapuru; a marcha para o combate, efetivada pelo 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (12º Esqd Cav Mec), pela Rodovia AM- 070, que liga Manacapuru a Iranduba; e o assalto aeromóvel, realizado pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), nas imediações de Iranduba, com o apoio de aeronaves do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), cujas aeronaves realizaram o helitransporte de obuseiros e morteiros para o Tiro das Armas Coletivas na região de Manápolis.
A fim de proporcionar apoio às necessidades assistenciais da população, no dia 17 de novembro, foi promovida uma grande Ação Cívico-Social (ACISO) nas proximidades do Estádio “Gilberto”, em Manacapuru (AM).
Ivan Plavetz