Enquanto finaliza os preparativos para o primeiro voo do avião de combate Gripen NG (ou E), a Saab também está implementando trabalhos de amadurecimento do software embarcado da aeronave. A iniciativa vai postergar a data do voo inaugural para o segundo trimestre de 2017. Anteriormente estava definido para acontecer no final deste ano.
De acordo com a empresa, o novo software conhecido como Distributed Integrated Modular Avionics (DIMA) é um avanço significativo pois separa as capacidades táticas do sistema de missão do software crítico de voo mais sensível. A Saab diz que essa abordagem permitirá, entre outras coisas, que os operadores integrem capacidades novas e armamento novo em uma fração do tempo gasto atualmente em outros aviões de combate da quarta geração fly-by-wire.
Pouco depois da apresentação do primeiro protótipo do Gripen NG, ocorrida em maio na cidade de Linköping, na Suécia, a Saab iniciou a verificação do software embarcado, energizou a aeronave e iniciou o funcionamento do motor no final de outubro, cujo desempenho apresentou-se de forma bem sucedida informou a companhia. Após os ensaios estáticos, o próximo passo será uma série de testes de táxi de alta velocidade.
Apesar do adiamento do voo inaugural, a Saab afirmou que mantém a meta de realizar as primeiras entregas em 2019. O segundo e terceiro protótipos do Gripen NG, identificados como 39-9 e 39-10, estão em montagem enquanto o primeiro exemplar para testes no âmbito do F-X2 do Brasil também está sendo construído.
Ivan Plavetz