No último mês, após Período de Revalidação, o submarino Tupi (S 30) teve sucesso na Verificação de Eficiência, ingressando em um novo período operativo.
As Organizações Militares Prestadoras de Serviços (OMPS), capitaneadas pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), líder no reparo, levaram a termo as modernizações e manutenções necessárias para a prontificação do Tupi, após permanecer seis anos em Período de Revalidação.
Dentre as principais obras realizadas, destacam a revisão geral dos motores de combustão principal, a substituição dos 480 elementos das baterias e a instalação de um novo sistema de combate AN-BYG, cuja integração foi atestada com o lançamento de um torpedo Mk-48 de exercício.
Os submarinos da classe Tupi correspondem aos submarinos de projeto alemão U-209-1400 construídos para a Marinha do Brasil pelo estaleiro Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW) em Kiel, Alemanha, e pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
Quatro unidades foram recebidas entre 1989 e 1999 pela Força De Submarinos da Marinha do Brasil: Tupi (S30), Tamoio (S31), Timbira (S32) e Tapajó (S33).
Ivan Plavetz