A Helibras entregou mais um H225M, o último do ano, de acordo com o cronograma estabelecido pela empresa e as Forças Armadas.
O helicóptero, em versão básica, foi recebido pela FAB na última semana e será operado pelo 1º/8º GAv, Esquadrão Falcão, sediado em Belém do Pará.
Neste mês também aconteceram reuniões gerenciais da PMM Offset (Program Management Meeting) que definiram ajustes do contrato do H-XBR.
Foi assinado um novo termo permitindo a continuidade da implantação dos Projetos de Cooperação Industrial e Offset, bem como do processo de transferência de tecnologia para o Brasil e sua base industrial aeronáutica.
Sobre o H-XBR
O contrato assinado em 2008 pelo Ministério da Defesa e pelo consórcio Helibras/Airbus Helicopters corresponde ao fornecimento de 48 helicópteros H225M (H-36 Caracal na FAB) para as FFAA (16 para cada uma delas) e dois para a Presidência da República.
O projeto foi orientado de acordo com os preceitos da Estratégia Nacional de Defesa. A produção desse lote começou na Europa e foi aos poucos transferida para a Helibras, em Itajubá (MG) com a participação de 12 indústrias nacionais e transferência de tecnologias acompanhada de crescente índice de nacionalização.
A estimativa é de que o spin off do H-XBR seja para que o Brasil detenha tecnologia suficiente para desenvolver um helicóptero nacional a partir de 2020. A FAB já recebeu dez H225M, incluindo um da versão Operacional equipada com probe para REVO. Contando com essa última entrega, a frota de H225M das FFAA do Brasil totalizou 26 unidades.
Para fazer parte do programa de treinamento de pilotos brasileiros das versões civis e militares do H225, foi construído no Rio de Janeiro o Centro de Treinamento e Simuladores (CTS), cujo primeiro simulador FFS (Full-Flight Simulator) já esta em atividade.
Ivan Plavetz