A Polônia está prestes a receber seu primeiro jato de treinamento LIFT (Lead-In Fighter Trainer) Leonardo Aermacchi M-346. A aeronave foi submetida aos testes finais incluindo eletromagnéticos dentro de câmara anecoica. Depois terá início a fase de voos experimentais e certificação de um segundo exemplar. O voo inaugural do segundo M-346 destinado à Polônia está marcado para o final deste mês.
Surtidas operacionais iniciais com o primeiro M-346 provarão os sistemas de comunicações e demais aviônicos e, em seguida, serão realizadas provas com o sistema de Treinamento Tático Simulado Embarcado (ETTS conforme sigla em inglês).
A certificação do primeiro M-346 da Força Aérea da Polônia está prevista para o final de outubro, e a entrega com data para novembro. Além dos oito M-346 encomendados, o contrato contém opção para aquisição de outros quatro.
A Leonardo também foi contratada para treinar 16 instrutores da Força Aérea da Polônia. O primeiro grupo de seis pilotos está em estágios finais do processo e outros quatro foram recentemente introduzidos ao curso.
Adicionalmente, há uma oferta da Leonardo correspondente à versão de emprego multipropósito M-346FT como potencial substituto dos veteranos aviões de ataque Sukhoi Su-22 poloneses.
Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global