5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado recebe Equipagem IRB

A General Dynamics European Land Systems (GDELS) cumpriu um contrato com a Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) para a produção e entrega da Equipagem Improved Ribbon Bridge System (IRB).

Além da IRB, a empresa entregou caminhões próprios para transportar os seus componentes, paletes para adaptador de ponte, um barco de manobra/montagem de ponte, bem como um serviço de Suporte Logístico Integrado (ILS).

A entrega foi completada em novembro de 2019, sendo o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), de Porto União (SC), a unidade contemplada.

Fotos: 2° Sgt QE Edson Mauro Portes

O Exército Brasileiro (EB) já emprega o moderno Floating Support Bridge (FSB) produzido pela empresa.

Os sistemas FSB e IRB são interoperáveis ​​e oferecem recursos de mobilidade essenciais para forças armadas em todo o mundo.

A Improved Ribbon Bridge System pode ser operada como uma balsa de vários compartimentos (quando separada), ou pode converter-se em uma ponte flutuante com ampla capacidade de cruzamento a seco para cargas de até MLC80 Tracked / 96 Wheeled (oitenta toneladas parado e noventa e seis toneladas em movimento).

O sistema está em serviço em todo o mundo apoiando as operações de combate ou manutenção da paz, bem como missões humanitárias e ambientais.

O IRB é totalmente interoperável com os sistemas legados de pontes flutuantes da GDELS, incluindo a Ponte de Suporte Flutuante, a Ribbon Bridge Padrão (SRB), a Ponte Anfíbia M3 e o Sistema de Balsas.

Cronologia da entrega e capacitação de pessoal

22 de outubro – Em Curitiba (Paraná), foram centralizados, no Quartel do 5° Batalhão Logístico (5º BLog), os meios para a atividade de recebimento da nova equipagem IRB destinada ao 5° BE Cmb Bld.

24 de outubro – No Porto de Paranaguá, militares do EB realizaram os reconhecimentos e preparativos para o recebimento da nova Portada IRB destinada ao Batalhão Juarez Távora. Na ocasião, foi reconhecida a área de desembarque dos contêineres bem como a estrutura a ser utilizada pelas viaturas durante a missão.

25 de outubro – Teve início, no Porto de Paranaguá, o descarregamento e conferência do material pertencente à Portada IRB.

26 de outubro – O 5º BE Cmb Bld recebe o primeiro contêiner com peças da Portada IRB, em uma operação logística que envolveu diversas Organizações Militares com pessoal capacitado, desde o descarregamento no Porto de Paranaguá até a conferência do material em Porto União.

28 de outubro – Militares do 5º BE Cmb Bld e equipe de apoio logístico, no Porto de Paranaguá, recebem a segunda leva de material da portada IRB, realizando a conferência e preparação para o transporte em viaturas especializadas.

29 de outubro – Comboio Militar transportando peças e equipamentos da nova Portada IRB System destinada ao 5º BE Cmb Bld parte do Porto de Paranaguá. A segunda leva de material, constando de Viaturas, Módulos Centrais e de Rampa da Portada IRB System, chega a cidade de Porto União no mesmo dia.

30 de outubro – A equipe de Logística do 5º BE Cmb Bld realiza o carregamento e transporte até o Batalhão Juarez Távora, da Embarcação de Manobra da Portada IRB e diversos subconjuntos de acessórios.

31 de outubro – O 5º BE Cmb Bld recebe as novas Viaturas Operacionais TATRA 8X8 que fazem parte da Portada IRB. Uma comitiva da Diretoria de Material de Engenharia (DME) sediada em Brasilia (DF), que acompanhou todo o processo a partir do dia 29, retorna a capital federal.

3 de novembro – O Cabo Recalcatti é o primeiro militar brasileiro a conduzir as Viaturas TATRA 8X8 importadas da República Tcheca, em território nacional, durante os trabalhos entre Paranaguá e Porto União. Nos período de 1º a 3 de novembro, o 5º BE Cmb Bld recebeu os 5 módulos (3 Centrais e 2 de rampa) que compõem a Portada IRB System.

4 de novembro – Tem  início, no quartel do 5° BE Cmb Bld, a entrega técnica e o estágio teórico e prático de operação e manutenção das viaturas TATRA para militares do 5° BE Cmb Bld, 3° BE Cmb, 6° BE Cmb e do 12° BE Cmb Bld.

8 de novembro – O 5° BE Cmb Bld realiza as instruções técnicas de lançamento da Portada IRB System, no lago de pontagem da Unidade.

14 de novembro – No período de 11 a 14 de novembro foram ministradas pela Equipe Técnica da Empresa General Dynamics, instruções teóricas e práticas de operação e manutenção dos equipamentos da Portada IRB para militares do 5° BE Cmb Bld.

15 de novembro – Em União da Vitória (Paraná), o 5° BE Cmb Bld realizou no Rio Iguaçu, o treinamento de operação dos Equipamentos e da Portada IRB. Foram treinados o lançamento no Rio Iguaçu de três módulos flutuantes, mais o lançamento da Embarcação de Manobra. A seguir, ocorreu a montagem e a navegação do conjunto pelo rio.

15 de novembro – O 5º BE Cmb Bld realizou uma cerimônia de encerramento e certificação dos militares que realizaram o “Treinamento de Direção e Manutenção do Veículo TATRA T815-2”, que equipa a Portada IRB.

16 a 19 de novembro – O 5° BE Cmb Bld realiza a instrução de Navegação da Portada IRB no Rio Iguaçu, transportando a VBE Eng Leopard, que faz parte da sua dotação operacional.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

O crescimento da Base Industrial de Defesa e Segurança Pública (BIDS) torna esse setor ainda mais estratégico e relevante para...

Comentários

DISPONÍVEL