Entre os dias 23 e 26 de junho, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE), com apoio do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), concluiu a condução da Simulação Construtiva da certificação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld), a “Brigada General Tertuliano de Albuquerque Potyguara”, como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro.
No exercício, realizado nas instalações da 5ª DE e do 5º Batalhão Logístico Blindado (5º BLog), os oficiais realizaram o chamado “jogo de guerra”, uma operação simulada onde os vários escalões devem avaliar as situações encontradas e tomar as melhores decisões para a condução das tropas.

Para o comandante da 5ª Bda C Bld, general de brigada Fábio Cordeiro Pacheco, o fato do exercício ser realizado fora da sede da brigada, localizada em Ponta Grossa (PR), proporcionou a oportunidade de integrar o Estado-Maior e testar a funcionalidade das estruturas da brigada.
Os militares enfrentaram chuvas e um frio de -2ºC em Curitiba (PR), sem causar transtornos nas estruturas das atividades. “É um exercício muito rico e que nos viabiliza aperfeiçoamentos de toda ordem, não somente no tocante à revisão da doutrina, mas principalmente de aprimorar algumas capacidades que são fundamentais de serem atualizadas em função das novidades do combate contemporâneo”, contou o general.
O gerente do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre do Comando de Operações Terrestres (COTER), general de brigada veterano Flávio dos Santos Lajoia Garcia, esteve presente no exercício para verificar o atingimento dos objetivos da certificação. “A 5ª Divisão de Exército apresentou uma situação geral bastante densa e completa e isso favoreceu a moldura tática de onde a Brigada atuou. Então toda essa preparação foi muito boa e a parte de condução também”.
No encerramento desta fase da certificação, o comandante da 5ª DE, general de divisão Ricardo José Nigri, destacou a importância de realizar a imersão na Simulação Construtiva para pensar a doutrina de combate. “O importante é estar discutindo e pensando na doutrina e trabalhar com assuntos que são caros para gente, principalmente com uma força blindada que é a força que está preparada para decidir o combate”, afirmou.

SIMULAÇÃO VIVA
A próxima fase da certificação será a “Simulação Viva”, oportunidade em que a 5ª Bda C Bld poderá empregar suas tropas no terreno com os ensinamentos estudados na Construtiva. A atividade será realizada entre os dias 7 a 18 de julho, no Campo de Instrução General Calazans (GIGC), em Ponta Grossa.

Fonte: Exército Brasileiro, via Agência Verde Oliva