2018 ILA Berlin Air Show por Frank Vorwerk (Alemanha).

Encerrada no último domingo (29 de abril), o 2018 ILA Berlin Air Show reuniu a indústria aeroespacial ocidental no Berlin ExpoCenter Airport (Schönefeld).

Realizada no Berlin ExpoCenter Airport, Schönefeld, entre os dias 25 a 29 de abril, o 2018 ILA Berlin Air Show reuniu também os fabricantes de sofisticados sistemas bélicos produzidos na Europa.

Frank Vorwerk registrou, em fotos espetaculares, os melhores momentos da feira, especialmente para os leitores da Revista Tecnologia & Defesa.

Foto-reportagem Especial por Frank Vorwerk (Alemanha)

Foram apresentadas diversas aeronaves do acervo da Força Aérea Alemã (Luftwaffe), Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force), Polish Air Force (Wojska Lotnicze i Obrony Powietrznej), Força Aérea Francesa (L’Armée de l’air), etc.

Intensa movimentação do público em Berlim.
Airbus A300 MRTT em posição pré-contato com um par de caças Typhoon e um par de jatos de ataque Tornado. A luftwaffe pode ir longe, atacar pesadamente e retornar apara casa, por sua conta.
Apresentação solo de um Typhoon da Luftwaffe.
Line-Up de caças Eurofighter Typhoon. O primeiro deles é o “Ghost Tiger”, que pode ser visto em voo mais abaixo neste artigo.
Apresentação em voo de um Eurofighter Typhoon biplace de conversão e treinamento operacional.

A Luftwaffe exibiu em voo um caça Eurofighter Typhoon (31-00) pintado em um belíssimo e inédito esquema de cores do Tiger Meet, o Encontro dos Tigres da NATO/OTAN.

A exibição em voo de asas rotativas teve seus momentos, como a formação reunindo um Sikorsky CH-53, um NHI NH90 e um Airbus Helicopters Tiger, duplas de helicópteros H-145 do Exército Alemão, um belo exemplar do Westland Super Lynx Mk88A (Aviação Naval – Marine), além da tradicional apresentação acrobática de um par de helicópteros Tiger da Aviação do Exército Alemão.

O veterano Transall C-160, antecessor do C-295.

Berlim recebeu outros caças que disputam encomendas no mercado mundial.

O avançado jato stealth de 5ª geração F-35 Lightning II (Força Aérea dos Estados Unidos da América – USAF) fez parceria com o Boeing F-18 Super Hornet/Growler (US Navy), Dassault Rafale (L’Armée de l’air), Panavia Tornado, Viper F-16, Boeing F-15 Eagle, etc.

Um par de caças Typhoon Tranche 3 da Luftwaffe.
Line-Up de aeronaves. Pode-se ver ao lado do MIG-29 polonês um F-35 Lightning, e mais ao fundo um par de caças F-15 Eagle. 
O Dassault Rafale F.3 
Line-Up de aeronaves. Pode-se ver ao lado do MIG-29 polonês um F-35 Lightning, e mais ao fundo um par de caças F-15 Eagle. 
Dassault Rafale F.3
O caça stealth de 5ª geração F-35 Lightning II.
O caça stealth de 5ª geração F-35 Lightning II.
Boeing F/A-18E Super Hornet, US NAVY.
Boeing F/A-18E Super Hornet, US NAVY.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

EM BREVE