Encerrada no último domingo (29 de abril), o 2018 ILA Berlin Air Show reuniu a indústria aeroespacial ocidental no Berlin ExpoCenter Airport (Schönefeld).
Frank Vorwerk registrou, em fotos espetaculares, os melhores momentos da feira, especialmente para os leitores da Revista Tecnologia & Defesa.
Foto-reportagem Especial por Frank Vorwerk (Alemanha)
Foram apresentadas diversas aeronaves do acervo da Força Aérea Alemã (Luftwaffe), Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force), Polish Air Force (Wojska Lotnicze i Obrony Powietrznej), Força Aérea Francesa (L’Armée de l’air), etc.
A Luftwaffe exibiu em voo um caça Eurofighter Typhoon (31-00) pintado em um belíssimo e inédito esquema de cores do Tiger Meet, o Encontro dos Tigres da NATO/OTAN.
A exibição em voo de asas rotativas teve seus momentos, como a formação reunindo um Sikorsky CH-53, um NHI NH90 e um Airbus Helicopters Tiger, duplas de helicópteros H-145 do Exército Alemão, um belo exemplar do Westland Super Lynx Mk88A (Aviação Naval – Marine), além da tradicional apresentação acrobática de um par de helicópteros Tiger da Aviação do Exército Alemão.
Berlim recebeu outros caças que disputam encomendas no mercado mundial.
O avançado jato stealth de 5ª geração F-35 Lightning II (Força Aérea dos Estados Unidos da América – USAF) fez parceria com o Boeing F-18 Super Hornet/Growler (US Navy), Dassault Rafale (L’Armée de l’air), Panavia Tornado, Viper F-16, Boeing F-15 Eagle, etc.