1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte recebe 3ª aeronave.

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) recebeu, no dia 17 de setembro, a terceira Aeronave que vai compor o futuro 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (1ºEsqdHU-41), a ser ativado  pela Marinha, em Belém-PA, no dia 25 de outubro de 2019.
A cerimônia foi realizada na Ala 9 e contou com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, e do Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos.
A primeira aeronave foi recebida no dia 1º de maio deste ano.
A segunda, no dia 17 de julho de 2019.
A ativação do Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (NI-EsqdHU-41) foi realizada no dia 28 de junho.
O NI-EsqdHU-41 é o elemento subordinado diretamente ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), o qual será responsável pela criação e implementação de normas e procedimentos operativos e logísticos necessários à criação do EsqdHU-41.
As aeronaves têm sido empregadas em ações de salvamentos, resgates, inspeções navais, em apoio à Capitania dos Portos, aos Navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e ao 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em qualificações e adestramentos, entre outros.
O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto,  ressaltou que o recebimento da terceira aeronave trará maior capacidade de execução de missões e operações aéreas na jurisdição do 4º Distrito Naval. “Esse incremento de capacidade tem como um dos propósitos o atendimento a nossa sociedade, seja no segmento relacionado à atividade fim, seja nas inúmeras atribuições subsidiárias”, disse.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Empresas brasileiras destacam inovações e capacidades no cenário internacional A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança...

Comentários

DISPONÍVEL