15ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (AFA).

Cerca de 270 universitários, cadetes e aspirantes das escolas de formação de oficiais das Forças Armadas – Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Escola Naval e Academia da Força Aérea (Afa) – participaram, na última semana de agosto, da 15ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (Cadn).

Confira as palestras ministradas no 15° Cadn.

O CADN é promovido anualmente com objetivo de estimular a interação entre alunos e professores das escolas militares e das Instituições de Ensino Superior (IES), despertar nos congressistas civis o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa, promover o debate acerca dos problemas relevantes para o país e contribuir para a difusão dos assuntos de defesa no âmbito da sociedade brasileira.

 

Durante cinco dias, o congresso estimulou a reflexão e a discussão de assuntos relacionados à defesa, tais como: O Papel das Missões de Paz das Nações Unidas na Grande Estratégia Brasileira: desafios e perspectivas; O Uso das Forças Armadas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem no Brasil: Um Estudo de Caso no Estado do Espírito Santo e Poder Militar e a Política Externa Brasileira como Instrumentos de Inserção Internacional.

O secretário da Sepesd, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, destacou que a aproximação entre cadetes e universitários civis é importante para a troca de ideias e o conhecimento mútuo. “Criar um ambiente de discussão sobre defesa nacional é muito importante. Porque é um tema de interesse da população brasileira e não apenas das Forças Armadas”, destacou Machado.

 

COMPARTILHE