10º Encontro Técnico de Materiais e Química (ETMQ10)

  • 10º Encontro Técnico de Materiais e Química

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Organização Militar (OM) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), promoverá, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2019, o 10º Encontro Técnico de Materiais e Química (ETMQ10), nas dependências do Centro de Gestão Tecnológica (CGETEC), órgão pertencente ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

O ETMQ10 tem como objetivo propiciar o intercâmbio de informações entre Pesquisadores, Técnicos e Engenheiros na área de materiais e química. Visa também estimular o desenvolvimento de atividades científico-tecnológicas de interesse da Marinha do Brasil e da comunidade científica em geral.

A jornada científico-tecnológica do 10ºETMQ contempla a exposição de trabalhos acadêmicos em sessões de pôsteres e em apresentações orais, com a expressiva participação de representantes de organizações que compõem o meio acadêmico e o setor produtivo, que pesquisam ou que atuam em atividades relacionadas a materiais e química.

Para este evento, haverá discussão sobre os temas: Materiais Energéticos; Cerâmicos; Poliméricos e Metálicos; Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR); e Nanotecnologia. Para cada tema, serão abordados os seguintes subtemas:

  • Síntese
  • Processamento
  • Modelagem
  • Caracterização
  • Aplicação (visando à dualidade civil-militar)
  • Degradação e envelhecimento
  • Aspectos Ambientais
  • Tecnologia e equipamentos

Para mais informações acerca das inscrições e submissões de trabalhos, pode-se acessar o ícone do ETMQ10 na página do IPqM na INTERNET: http://www.marinha.mil.br/ipqm/etmq; telefones: (21) 2126-5882/5752/5753/5754; ou RETELMA: (8115)5882/5752/5753/5754.

A entrega de resumo estendido poderá ocorrer até 16 de setembro.

Expediente:

Subordinado ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), o IPqM trabalha, em parceria com Universidades, Empresas e Centros de Pesquisas civis e militares, nas atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico nas áreas de: Armamento; Guerra Eletrônica; Acústica Submarina; Controle e Monitoração; Materiais e Navegação Inercial.

O Instituto tem o propósito de realizar atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços tecnológicos, associados a sistemas, equipamentos, componentes, materiais e técnicas, nas áreas de: Sistemas de Armas; Sensores; Guerra Eletrônica; Guerra Acústica; Sistemas Digitais; e Tecnologia de Materiais, a fim de contribuir para a independência tecnológica do Brasil, o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa e o fortalecimento do Poder Naval.

Contatos:

Marcos Antônio LEIRIA de Carvalho

Primeiro-Tenente (RM2 – T)

Assessor de Comunicação Social

Tel.: 55 (21) 2126-5878

Retelma: 8115-5878

E-mail: [email protected] / ctmrj-08

Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ)

 

André Abido FIGUEIRÓ

Primeiro-Tenente (EN)

POC de Relações Públicas

Tel.: 55 (21) 2126-5878

Retelma: 8115-5714 / 5011

E-mail: [email protected] / ipqm-01.2

Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM)

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Na tarde de sábado, dia 18 de maio, a aeronave KC-390 Millennium FAB 2858 realizou lançamento de donativos e materiais...

Comentários

DISPONÍVEL