Wide Area Display e Microsatélite Multimissão Militar: AEL Sistemas na FIDAE 2018.

0
546
O WAD e o HMID junto com o novo capacete para o Gripen. (Foto: Gilmar Gomes).
  • AEL Sistemas reforça capacidade da indústria brasileira de alta tecnologia em feira internacional
  •  No Chile, empresa apresenta sistemas eletrônicos militares e espaciais para defesa e segurança; entre os destaques estão o WAD para o Gripen brasileiro e o microssatélite multimissão militar
A placa de circuitos de design avançado X-86: multiplataforma.

 

A AEL Sistemas estará presente na Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), que será realizada entre os dias 3 e 8 de abril, em Santiago, no Chile. O estande da empresa no Pavilhão Brasil, uma parceria ABIMDE/APEx, promoverá produtos e serviços da AEL para as Forças Armadas Brasileiras e delegações internacionais.

“Participar da 20ª edição da FIDAE, principal feira aeroespacial da América Latina, é uma oportunidade de demonstrar e reforçar a capacidade nacional de desenvolvimento de tecnologias inovadoras militares e espaciais para área de defesa e segurança. Somos hoje uma das empresas brasileiras mais especializadas no setor de defesa e queremos levar essa força do Brasil para este evento internacional de ponta”, afirma Sergio Horta, presidente da AEL Sistemas.

Vista geral da Plataforma de Desenvolvimento Interface Homem Máquina (IHM), com o WAD dominando a configuração do cokpit. Na atualidade, apenas o F-35 JSF apresenta algo similar no mercado.(Imagem: Roberto Caiafa)

Entre as tecnologias que serão expostas pela AEL na FIDAE 2018 está o Wide Area Display (WAD), que compõe o cockpit de última geração do Gripen brasileiro, novo caça da Força Aérea Brasileira.

Este display panorâmico inteligente é a principal fonte visual para interação com o ambiente operacional e tático (informações de voo e missão, simbologias e imagens) do piloto. Com elevadas dimensões e uma sofisticada interface homem-máquina, o WAD aumenta a consciência situacional e permite melhor gerenciamento dos meios de combate.

Os participantes da feira ainda poderão conferir de perto o Microssatélite Multimissão Militar (MMM), uma plataforma espacial de pequeno porte para aplicação em missões militares com resposta rápida e de baixo custo para demandas de defesa; e a placa X-86, módulo computador embarcado, padrão VPX, de alto desempenho para aplicações aeronáuticas e militares, que já está em operação na aeronave KC-390. Os projetos de hardware, software e mecânico da X-86 foram desenvolvidos pelos engenheiros brasileiros da AEL Sistemas, possibilitando o aumento da capacidade de concepção mecânica e de produção de placas de circuito impresso.

O MMM I, plataforma de pequeno porte para aplicação em missões militares como comunicação tática, sensoriamento remoto e guerra eletrônica.

A FIDAE

Importante evento na América Latina para empresas mostrarem seus avanços em defesa terrestre, aérea e naval frente a representantes das Forças Armadas e delegações nacionais e internacionais, a FIDAE tornou-se a principal plataforma de negócios da região.

Na última edição, em 2016, foram 120 mil visitantes e nove conferências, com 4 mil participantes no total. Das 46 empresas expositoras, 25% eram chilenas e as demais do restante do mundo.

Para este ano são esperadas 580 empresas expositoras e 60 países participantes, sendo sete inéditos. Além disso, a expectativa é que mais de 600 delegações de 30 países passem pelo evento durante os cinco dias de feira. Apenas o Pavilhão Brasil, inaugurado na edição de 2012 da FIDAE, contará com cerca de 80 empresas e entidades participantes.

A FIDAE vai comemorar seu 20º aniversário como a principal feira de defesa aeroespacial e de defesa na América Latina.

Serviço

20ª edição da Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE 2018)

Data: 3 a 8 de abril

Horário: Exibição comercial de terça à sexta-feira, das 10h às 17h, e Exibição aérea de sábado a domingo, das 10h às 17h – Local: Aeroporto Arturo Merino Benitez – Santiago.Estande da AEL Sistemas: Pavilhão Brasil       https://www.fidae.cl/