Voo inaugural do NH90 Sea Lion

0
1090

Nesta quinta-feira (08), nas instalações da Airbus Helicopters em Donauwörth, Alemanha,  aconteceu o voo inaugural do helicóptero naval multifuncional NH90 Sea Lion. Wolfgang Schoder, CEO da divisão Airbus Helicopters Deutschland, Ralph Herzog, diretor do Escritório Federal para Equipamentos, Tecnologia da Informação e Serviços de Suporte para as Forças Armadas (BAAINBw) e o vice-almirante Andreas Krause, chefe da Marinha da Alemanha, classificaram o evento como um importante passo do programa, informou a fabricante.

Wolfgang Schoder disse que a Airbus Helicopters está satisfeita por estar desenvolvendo para a Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) o helicóptero no estado-da-arte dentro dos prazos. Schoder disse que a nova geração de helicópteros navais NH90 representada pelo Sea Lion se beneficiou da experiência adquirida por outros países que utilizam as versões anteriores. De acordo com ele, O NH90 Sea Lion possui maior quantidade de sensores, sistemas de navegação e comunicações no estado-da-arte, o que permitirá integra-lo com segurança aos espaços aéreos civis. O sistema militar IFF (Friend/Foe Identification) empregado no Sea Lion foi atualizado com os últimos padrões vigentes.

Para o BAAINBw, o Sea Lion é também um projeto especial.  “Precisamos manter um calendário apertado se quisermos substituir o Sea King a tempo” explicou Ralph Herzog. “Isso exige que todos os participantes do projeto coordenem rápida e eficientemente para alcançarmos isso. Utilizando um modelo NH90 existente como a base para o Sea Lion e adicionando as funcionalidades necessárias, temos conseguido reduzir significativamente o processo de entrega. Este modelo também é configurado não só para ser um substituto adequado para o Sea King, mas é projetado para que ele possa ser adaptado para as novas futuras missões”, completou Herzog.

O vice-almirante Andreas Krause disse que a Marinha da Alemanha está com vistas para o futuro como o primeiro usuário do Sea Lion a partir de 2019. “Nós estamos agora na expectativa para o sucesso da fase de testes”, assinalou Krause. Enquanto isso, a Marinha da Alemanha também está se preparando intensivamente para aceitação do Sea Lion, providenciando treinamento para tripulações e pessoal técnico. Medidas adicionais estão sendo implementadas na base aeronaval de Nordholz, o futuro lar do Sea Lion, como mudanças de infraestrutura e novas construções onde necessário.

De acordo com a Airbus Helicopters, as entregas dos NH90 Sea Lion começarão no final de 2019. Uma vez introduzidos no serviço ativo, eles serão destacados para uma variada gama de missões incluindo busca e salvamento (SAR), reconhecimento marítimo, missões de apoio a forças especiais e tarefas de transporte de pessoal e materiais.

As Forças Armadas da Alemanha encomendaram 18 Sea Lion, sendo que o último deverá ser comissionado em 2022. O segundo exemplar, que está sendo aguardado para se juntar aos testes de qualificação, encontra-se no estágio de montagem final. A produção seriada do modelo em Donauwörth será iniciada no verão europeu de 2017.

 

Ivan Plavetz