Viatura Guarani é avaliada pelo Exército

0
5373
Testes de navegação e vedação contra chuva. (Imagem: CAEx)

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) finalizou a avaliação técnica da Viatura Blindada Transporte de Pessoal Guarani, configurada com a torre manual GPK modelo Exército Brasileiro – 01 (EB–01), fabricada pela empresa israelense Plasan Sasa.

O teste verificou o desempenho da torre manual Plasan, sua interface e eventuais interferências no desempenho da plataforma veicular da VBTP-MR Guarani, tendo como base requisitos técnicos elaborados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia. Dentro desse contexto, foram executados ensaios visando avaliar os seguintes aspectos: integração com a plataforma veicular, funcionamento, ergonomia, tiro com as metralhadoras 7,62 mm MAG e Browning .50″, navegação e vedação à chuva.

Torre manual GPK foi ensaiada com metralhadoras 7,62 mm MAG e Browning .50” (Imagem: CAEx)

No prosseguimento da avaliação, será realizado o processo de avaliação operacional com o objetivo de verificar o atendimento às necessidades da tropa, tomando como base requisitos operacionais elaborados pelo Estado-Maior do Exército. Essa atividade será realizada por organizações militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediadas nas Guarnições de Cascavel (PR) e de Foz do Iguaçu (PR), sob a coordenação do CAEx. O material em questão será operado por militares da Brigada durante os testes previstos.

Ivan Plavetz