Versão militar do T-Xc da NOVAER já tem nome

0
2813
O SOVI emerge como potencial substituto dos T-25 e T-27 da AFA. (Imagem: Novaer Craft)
SOVI (Imagem: Novaer Craft)
SOVI (Imagem: Novaer Craft)

A exemplo do atual treinador avançado da Academia da Força Aérea (AFA), o popular T27- Tucano da Embraer, a escolha do nome da versão militar de treinamento do T-Xc da NOVAER Craft,  anunciado na última quinta-feira (04), se deu através de um concurso envolvendo todo o efetivo da AFA. De acordo com a empresa, a ideia do concurso surgiu para prestigiar instrutores e futuros oficiais aviadores e também para recordar uma tradição acontecida nos anos de 1980, quando coube ao efetivo da Academia escolher o nome do hoje mundialmente conhecido Tucano.

Para selecionar o novo nome, foram analisadas mais de 200 sugestões que fizeram alusão aos mais diversos temas. SOVI foi o escolhido pela empresa, que levou em conta a sonoridade, a originalidade e a ausência de outros semelhantes no mercado aeronáutico.

SOVI é uma ave genuinamente brasileira, da família dos gaviões. Seu nome científico, Ictinea Plúmbea, significa “Gavião cor de chumbo”, coloração que recorda o aspecto visual da fibra de carbono utilizada na produção da aeronave, assim como as penas das asas do pássaro ao lembrar a cor padrão alaranjada empregada nos aviões de treinamento de forças aéreas. Da mesma forma como surgiu o novo avião da NOVAER, o SOVI é um gavião de médio porte, ágil, leve e de hábitos agressivos e territoriais, características que remetem à aviação militar e àquelas esperadas de um piloto de combate.

O SOVI emerge como potencial substituto dos T-25 e T-27 da AFA. (Imagem: Novaer Craft)
O SOVI emerge como potencial substituto dos T-25 e T-27 da AFA. (Imagem: Novaer Craft)

A cerimônia aconteceu no hall do comando da AFA em Pirassununga (SP) e contou com a  presença do comandante da Academia, brigadeiro do ar Carlos Eduardo da Costa Almeida e dos quinze finalistas, entre oficiais, cadetes e sargentos que contribuíram com as sugestões .

Ao final da cerimônia, os dois vencedores do concurso receberam prêmios pela sugestão selecionada, que coincidentemente sugeriram o mesmo nome. São eles o tenente coronel Marcelo Gobett Cardoso e o primeiro tenente aviador Thiago Romeiro Capuchinho.

Ivan Plavetz