Vega Radio Engineering Corporation (ROSTEC), e o novo Beriev A-50U AEW & C (Rússia).

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A aeronave A-50U destina-se a detectar, rastrear e identificar alvos aéreos, grandes alvos terrestres e marítimos, enviar informações para os postos de comando dos sistemas de controle automatizado das forças armadas, guiar os caças para alvos aéreos e aeronaves da linha de frente alvos terrestres e marítimos.

A Vega Radio Engineering Corporation, integrante da holding Ruselectronics (parte da Rostec*) e a PJSC “Beriev Aircraft” Company apresentam na América do Sul a versão modernizada da aeronave Beriev A-50 de alerta aéreo antecipado, comando e controle (airborne early warning, comand and control – AEW & C) denominada A-50U.

Desenvolvido para a Força Aérea Russa, o A-50U pode ser empregado em uma variedade de missões, incluindo detecção, rastreamento e identificação de alvos aéreos e terrestres, e sua correta classificação como amigo ou inimigo (IFF).

A aeronave também pode ser usada para guiar interceptadores até seus alvos e/ou coordenar a realização de contra-ataques contra forças hostis, no ar e no solo.

O A-50U é equipado com o complexo técnico de rádio (RTC) Shmel II, que oferece recursos avançados para a detecção de alvos terrestres de baixo contraste.

O complexo oferece um alcance de rádio de 2.000 km em banda de alta frequência (HF) e 400 km em banda de frequência ultra-alta (UHF).

O sistema pode rastrear 300 alvos de uma vez e direcionar interceptadores contra 40 alvos.

O RTC atualizado Shmel II inclui um sistema de radar, um complexo de computador digital, um sistema IFF, e um sistema de comando, controle e orientação integrado a sistemas de comunicação rádio.

(Photo: Vladimir Karnozov)

Novas ferramentas computacionais e algoritmos aprimorados, mais o processamento digital de sinais reduziu significativamente o peso e tamanho do hardware RTC.

Os sistemas de rádio avançados a bordo da aeronave utilizam métodos modernos de instalação e montagem para reduzir o consumo de energia, o tamanho e o peso do equipamento, bem como aumentar a confiabilidade.

Os consoles de operação da nova aeronave também apresentam telas de cristal líquido (LCDs) grandes e de alta resolução substituindo as telas anteriores, do tipo tubo de raios catódicos (CRT).

“O A-50U é uma aeronave A-50 fortemente modificada. Além do desempenho aprimorado do equipamento de rádio, também aumentamos significativamente o nível de conforto para a tripulação ”, disse Anatoly Serdyukov, diretor da divisão de aviação da Rostec. “Atualizar a frota é uma das prioridades da corporação. As competências dos nossos especialistas nos permitem realizar atualizações de aeronaves já existentes”.

A confiabilidade e o desempenho do equipamento de comunicação via satélite, incluindo velocidade de troca de informações, volume e qualidade, foram consideravelmente aprimorados.

O sistema de navegação da aeronave também foi aprimorado; o alcance do voo e a duração da missão aumentaram.

Photo: Alan Wilson

Detalhes

A aeronave A-50U destina-se a detectar, rastrear e identificar alvos aéreos, grandes alvos terrestres e marítimos, enviar informações para os postos de comando dos sistemas de controle automatizado das forças armadas, guiar os caças para alvos aéreos e aeronaves da linha de frente alvos terrestres e marítimos.

O avião também possui um sistema de autodefesa contendo contra-medidas eletrônicas ativas e passivas. O sistema de autodefesa automatizado protege o A-50U contra mísseis guiados e não guiados.

A aeronave utiliza quatro motores turbofan Soloviev D-30KP que permitem alcançar uma velocidade máxima de 800 km / h.

O alcance máximo em velocidade de cruzeiro on-station de até 9.000 km.

O A-50U tem um peso máximo de descolagem (MTOW) de 190 toneladas e uma autonomia máxima de voo de aproximadamente 11 horas.

*Rostec’s portfolio includes well-known brands such as AVTOVAZ, KAMAZ, Kalashnikov Concern, Russian Helicopters, VSMPO AVISMA, UralVagonZavod, etc.