USV Seagull varre canal para o HMS Ocean durante exercício conjunto na Baía de Haifa.

0
2230
O Seagull ™ USV oferece às marinhas que necessitam de uma efetiva capacidade MCM um verdadeiro multiplicador de força com desempenho aprimorado às operações navais, reduzindo o risco para a vida humana e diminuindo drasticamente os custos de aquisição e operação.
  • O Seagull ™ USV (sistema multi-missão autônomo de superfície não tripulado – USV) da Elbit Systems participou de um exercício conjunto entre a Real Marinha Britânica (Royal Navy – RN) e a Marinha de Israel, na Baía de Haifa (litoral de Israel, mar Mediterrâneo).

Durante o exercício, o Seagull ™ USV realizou uma missão de contramedidas de minagem (Mine Counter MeasureMCM), digitalizando o fundo do mar e criando um caminho seguro para o HMS Ocean, porta-helicóptero/navio de assalto anfíbio da Royal Navy (RN).*

Uma vez encontrados objetos suspeitos (similares a minas), essas informações foram enviadas ao HMS Ocean, garantindo assim uma rota segura para o valioso navio britânico.

A missão conjunta aconteceu enquanto o equipamento era operado remotamente a partir de uma Estação de Controle onshore.

O Elbit-Systems-Seagull-USV abrindo um caminho seguro para o HMS-Ocean (Imagem: Galina Kantor).

Demonstrando sua confiabilidade, o Seagull ™ USV também participou de um exercício táctico de manobras e navegou em formação com os navios da Marinha Israelense e o HMS Ocean.

Além das capacidades MCM, o USV possui conjuntos de carga útil de missão modulares intercambiáveis.

Assim, pode cumprir missões de Guerra Antissubmarina (ASW), Guerra Eletrônica (EW), Segurança Marítima (MS), Hidrografia e outras, usando o mesmo navio-mãe, controle de missão e sistema de links para dados.