United Colours of Viking 2018.

0
810
Nações integrantes do Sítio Brasil - Viking 2018 (Imagens: Roberto Caiafa)

Com representantes de mais de 14 países, Exercício Viking 2018, o maior jogo de guerra na área de missões de paz no mundo, promovido pelas Forças Armadas da Suécia, teve uma de suas sedes no Brasil.

A solenidade de encerramento da atividade, ocorrida em 25 de abril no Comando Militar do Planalto, foi marcada por palavras de agradecimento e pela convicção de que experiências como essa contribuem para a promoção da paz em eventos reais.

O Exercício foi desenvolvido, simultaneamente, em seis países: Brasil, Bulgária, Finlândia, Irlanda, Sérvia e Suécia. A atividade reuniu mais de 2.500 participantes de 61 nacionalidades, buscando soluções para problemas num cenário fictício, com muitas semelhanças ao que acontece em missões reais de paz.

Nações integrantes do Sítio Brasil – Viking 2018

Com demandas complexas e a pressão do tempo, equipes multinacionais formadas por civis, militares e policiais foram desafiadas, num treinamento que pode ser útil em futuras operações conjuntas.

“Em nome da equipe sueca, gostaria de expressar os nossos agradecimentos a todos os participantes da Viking 2018. Como será o futuro? Ninguém sabe. Mas é claro que existe a necessidade de cimentar esse tipo de exercício. Com o treinamento, estaremos melhor preparados para os desafios que o futuro nos reserva. Foi um sucesso, missão cumprida!”, discursou o Major Erik Nilsson, das Forças Armadas da Suécia.

O Chefe do Preparo no Comando de Operações Terrestres e coordenador do Exercício Viking no Brasil, General de Divisão José Eduardo Pereira.

O Chefe do Preparo no Comando de Operações Terrestres e coordenador do Exercício Viking no Brasil, General de Divisão José Eduardo Pereira, destacou o comprometimento dos participantes, estrangeiros e brasileiros. “Minha profunda admiração pelo brilhante trabalho desenvolvido e pela forma como estabeleceram os relacionamentos e a troca de experiências durante o evento”, declarou.

“O Exército Brasileiro está muito orgulhoso e honrado. Foi uma experiência extraordinária para treinar, aprender e fazer amigos. Gostaria de expressar nosso profundo agradecimento às Forças Armadas Suecas, que nos deram essa oportunidade”, acrescentou o Subcomandante do Comando de Operações Terrestres, General de Divisão Valério Stumpf Trindade, no fechamento da cerimônia.

United Colours of Viking Exercise 2018
Canadá e França
Alemanha e El Salvador
United Colours of Viking Exercise 2018
Uruguai
China

Um dos desafios para o Exército Brasileiro foi preparar a primeira sede remota do Exercício Viking fora da Europa.

Na edição anterior do jogo, os brasileiros foram observadores. Ele é realizado desde 1999, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia.

Visita de autoridades nacionais e estrangeiras

No dia 24 de abril, o Exercício Viking recebeu uma comitiva com representações diplomáticas dos seguintes países: Alemanha, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, El Salvador, Estados Unidos, França, Guatemala, México, Peru, Reino Unido, Suécia, Uruguai e Ucrânia.

Paraguai
El Salvador
El Salvador
PMDF – UNPOL
Suécia

Eles foram recepcionados pelo Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Paulo Humberto César de Oliveira.

As autoridades participaram de uma ambientação sobre o Exercício e, em seguida, visitaram as estações de trabalho dos componentes civil, militar e policial.

Alemanha