Ucrânia produzirá Antonov An-70 em série

0
2648
Foto 2 ProduçãoAn-70 .
O Antonov An-70 guarda estreitas semelhanças com o A-400M da Airbus Defence & Space. (Imagem: Antonov)

O Ministério da Defesa da Ucrânia aprovou o início da produção seriada do avião de transporte Antonov An-70 para as Força Aérea do país. O sinal verde foi concedido 20 anos após acontecer o primeiro voo do protótipo. A produção do modelo permitirá a implementação de diferentes modificações.

A aprovação do governo de Kiev foi precedida da campanha de ensaios de voo iniciada em 2012, servindo de base para avaliar quais itens deverão ser aperfeiçoados e modernizados, incluindo aviônica e os motores propfan Ivchenco-Progress D27, que movimentam um par de hélices contrarotativas cada um. Completada no ano passado, essa campanha de testes foi conduzida com o emprego do único exemplar existente, aeronave fabricada em 1996.

Foto 3 ProduçãoAn-70 .
O An-70 pode carregar até 47 toneladas de carga útil. (Imagem: Antonov)

De acordo com os registros oficiais, o governo ucraniano já havia encomendado três exemplares do An-70 e assinado carta de intenção para outras duas unidades. O governo da Rússia também manifestou interesse, entretanto, a deterioração das relações entre os dois países e o domínio das hostilidades entre suas forças militares sepultaram qualquer possibilidade de negócio. Vale lembrar que a aviação de transporte militar da Rússia é constituída basicamente de modelos Antonov, incluindo o estratégico An-124.

Ivan Plavetz