Treinamento antiterrorismo no metrô de Brasília

0
1942
(Imagem: CMP)

No contexto das ações de segurança visando aos Jogos de Futebol Olímpico que ocorrerão na capital federal, a Coordenação de Defesa de Área (CDA) de Brasília realizou uma simulação de ação terrorista com reféns na Estação Central do Metrô.

A atividade teve como objetivo adestrar os militares da Força Tarefa de Operações Especiais do Batalhão de Ações de Comandos para ações de prevenção e enfrentamento ao terrorismo, em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar.

Também teve a presença de agentes do Corpo de Segurança Operacional da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô/DF), do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Houve, também, a participação da Equipe de Negociação da Marinha do Brasil, tropas da Força Planalto e integrantes da Companhia de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Cia DQBRN). Ao todo, mais de 300 militares participaram do treinamento.

Simulação de combate a ações terroristas. (Imagem: CMP)
Simulação de combate a ações terroristas. (Imagem: CMP)

As ações desenvolvidas foram acompanhadas pelo chefe do Comando Militar do Planalto, general-de-divisão Cesar Leme Justo pelo comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel PM Marco Antônio Nunes e pelo presidente do Metrô, Marcelo Dourado, dentre outras autoridades.

Ivan Plavetz