Thales Netherlands SMART-L EWC e a Defesa Antiaérea da OTAN

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(Imagem: Roberto Caiafa)

O Ministério da Defesa dos Países Baixos (Defense Materiel Organisation in The Netherlands) e a Thales anunciaram o estabelecimento de uma parceria de mantenimento e manutenção de quatro radares SMART-L Early Warning Capability (EWC) para a Real Marinha Holandesa, já em serviço com as fragatas da Classe De Zeven Provincien, e a entrega de dois exemplares do mesmo sistema baseado em terra (Ground Based-GB) para a Real Força Aérea daquele país.

Segundo informações divulgadas, o compromisso de longo termo da parceria vai permitir um melhor gerenciamento dos custos do SMART-L EWC e GB durante todo o ciclo de vida útil dos sistemas.

As quatro fragatas da Classe De Zeven Provincien atuam como multiplicadores de força da Defesa Antiaérea, sendo conhecidas pela sigla LCF, (luchtverdedigings-em-commando fregat, fragata de defesa aérea e de comando).

O radar SMART-L EWC é o principal sensor desse esquema, provendo a detecção de longo alcance (2.000 Km). O radar multifuncional Thales APAR fornece os parâmetros de interceptação para alvos complexos como mísseis balísticos, engajados pelo sistema de armas Standard SM-2 IIIA de lançamento vertical.

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(Imagem: Divulgação)

Com um perfil antiaéreo por excelência (o Evolved Sea Sparrow provendo a defesa de ponto), esses navios também estão fortemente armados para combate de superfície com um canhão Oto Melara de 127 mm e oito lançadores de mísseis Harpoon antinavio a meia nau.

Para o combate antisubmarino, existem dois lançadores duplos para torpedos Raytheon MK46 Mod 5, e um helicóptero NHI NH90F é mantido a bordo usando um espaçoso hangar e operando no convoo de popa.

As fragatas têm 144,2 metros de comprimento, 18,8 metros de boca e deslocam 6.050 toneladas carregadas. A propulsão, do tipo CODOG, alcança 29 nós de velocidade máxima e permite atingir até 4.000 milhas de autonomia a 18 nós. A tripulação é formada por apenas 202 militares, evidenciando a extensa automatização de processos e equipamentos a bordo.

Roberto Caiafa