Thales apresenta fuzil de última geração F90MBR no DSEI 2017

0
3325
F90MBR, Fuzil Modular Bullpup, apresentado pela Thales na DSEI 2017 ©Thales

NA DSEI 2017, a Thales apresenta o novo fuzil de assalto militar ambidestro de última geração e compatível com outras armas OTAN, o F90MBR (Fuzil Modular Bullpup), desenhado especificamente para suportar o soldado moderno em campo.

Principais pontos:

  • Sistema de trilhos triplos e pentes compatíveis garantem padrão das as armas OTAN.
  • Recurso “Over The Beach” e controle de liberação de pente totalmente ambidestros
  • Um dos fuzis de assalto mais leves do mercado com 3,25kg
O Fuzil Thales F90 fotografado em 2012, no estande da Thales Austrália na Eurosatory. Essa arma foi adotada pelo Exército daquele País e já viu ação no Afeganistão. (Imagem: Roberto Caiafa)

O F90MBR representa a nova geração do fuzil de assalto F90, atualmente em serviço nas Forças Armadas da Austrália. Pesa apenas 3,25 kg e está equipado com controles ambidestros para acelerar o tempo de reação e facilitar a aquisição de alvos.

Os recursos incluem disponibilidade de canos de vários comprimentos, controles de parafuso dianteiro e liberação de pente totalmente ambidestros, além de função de liberação de pente “drop free” para permitir uma troca de pente ainda mais rápida, independentemente da mão dominante do atirador.

O F90MBR concilia com segurança as técnicas de disparo “fora de mão” com o uso de um defletor de cartuchos, que pode ser facilmente modificado pelo operador sem o uso de ferramentas para ejetar do lado esquerdo ou direito.

A simples troca do cano converte um F90 de fuzil de assalto para arma de precisão Sniper. Os trilhos Picatinny permitem a integração de qualquer acessório necessário para a missão. Nessa configuração, o atirador optou por uma luneta de longo alcance (Imagem: Roberto Caiafa).

A arquitetura aberta da arma incorpora sistema de trilhos triplos da OTAN e pentes compatíveis para garantir o padrão de armas OTAN existentes. Ele pode ser embalado com vários canos e mira óptica, acessórios e auxiliares com estojo, permitindo ao operador alternar rapidamente entre diferentes aplicações táticas do sistema da arma.

O recurso “Over The Beach” significa que o fuzil é adequado para uso por forças anfíbias. O fuzil permite que os soldados nadem com a arma e disparem imediatamente depois de sair da água. O F90, e agora o F90MBR, define o padrão de precisão e confiabilidade de armas de pequeno porte para fornecer apoio a soldados em diversas operações.

Com base em mais de 100 anos de experiência na fabricação de armas de pequeno porte, o F90MBR é a evolução da arma F90 testada em campo de batalha, oferecendo melhorias de ergonomia, modularidade e interoperabilidade, mas mantendo os mesmos níveis de precisão e confiabilidade do seu antecessor.

O autor em 2012, visitando o estande da Thales Australia na Eurosatory, e travando contato com F90. O baixo peso da arma é a primeira coisa que se observa ao empunhar o F90.

O F90 e o F90MBR permitem que os soldados atinjam facilmente alvos a até 600m com precisão. A confiabilidade comprovada mundialmente garante aos soldados confiança total em sua arma nas condições ambientais mais desafiadoras, seja nas areias do deserto, na umidade da floresta ou no frio extremo.

“O F90MBR é o resultado da nossa ambição em auxiliar os soldados em operações – fizemos investimentos de longo prazo em recursos avançados de manufatura de armas na Austrália, além dos mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento e projeto de armas em nossas instalações em Lithgow, Austrália. Acreditamos que é a arma ideal para o soldado integrado e moderno. Leve, compacta e adaptável, sua compatibilidade com as armas e munições OTAN existentes oferece uma opção de modernização econômica com nível considerável para o futuro. A arma de nova geração é a evolução da plataforma confiável e testada em campo de batalha do fuzil de assalto F90, inigualável por seus altos níveis de precisão e confiabilidade”.

Quem afirma é Chris Jenkins, CEO da Thales Austrália