Taurus: Pistola TS e Fuzil T4 (CSTM 2019)

0
14328
Outro destaque no estande da Taurus, o fuzil de assalto Taurus T4, mais um projeto com o DNA M4/M16.

Com tecnologia de ponta, elevado controle de qualidade e um rigoroso protocolo de desenvolvimento, a Taurus apresenta seus principais produtos para o mercado de segurança e defesa: a pistola TS9 no calibre 9mm e o fuzil T4 no calibre 5,56mm NATO.

A pistola Taurus TS9 possui sistema de ação com percussor lançado – striker, mecanismo com o exclusivo sistema de segurança de dupla trava de gatilho (trava do gatilho e trava manual), além da trava do percussor e trava de queda.

Esses, aliados ao mecanismo de disparo e design inovador, asseguram a praticidade de pronto emprego e a facilidade de manutenção. A TS possui um sistema eficiente de estancamento contra pó, areia e lodo, sendo ideal para uso pelas forças especiais que operam sob condições extremas.

Externamente, o modelo possui empunhadura em polímero de alta resistência e ferrolho em aço carbono com acabamento teniferizado, proporcionando maior resistência principalmente contra abrasão e corrosão. Observa-se, ainda, que o sistema de desmontagem de primeiro escalão está embutido na parte superior do guardamato, discreto e mesclado ao design da arma.

A TS9 possui um desenho limpo e sem interferências, não apresenta teclas ou alavancas externas, o que permite a realização de manutenções de forma ágil e prática. Outra novidade diz respeito ao mecanismo de trava manual externa, projetada para impedir o funcionamento do gatilho de forma mecânica.

Para o efetivo acionamento é necessário um movimento específico e consciente.

Já para o total “destravamento”, a trava de segurança pode ser alcançada facilmente pelo dedo indicador do atirador no momento da empunhadura, o que torna a TS9 uma arma pronta para o emprego imediato.

O modelo é disponibilizado, ainda, com trilho Picattiny (Mil/Std-1913) para acoplamento de acessórios; indicador de munição na câmara tátil de fácil visualização na parte superior do ferrolho; retém do ferrolho completamente integrado ao conjunto armação/ferrolho; retém do carregador ambidestro; mira trítio em três pontos (alça e massa) para permitir o emprego em ambientes com baixa luminosidade. O backstrap, parte posterior do punho, é intercambiável para ser ajustado aos vários tamanhos de mãos, dando maior flexibilidade e ergonomia para o operador.

O fuzil Taurus T4, por sua vez, é baseado na consagrada plataforma M4/M16, amplamente empregada pelas forças militares em todo o mundo e principalmente pelos países membros da OTAN, por ser considerada uma arma extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.

É uma arma leve, de alta performance, confiabilidade e segurança, fabricada com materiais de última geração e adaptada para permitir o uso de uma vasta gama de acessórios. O modelo possui trilho para acessórios integrado ao upper receiver para o acoplamento de aparatos de mira. A coronha telescópica do fuzil permite ao usuário mais conforto e facilidade de manuseio.

Podendo ser ajustada em até seis posições, se adequa perfeitamente a qualquer usuário. Possui, também, quebra-chamas seguindo os rigorosos padrões STANAG, e apresenta empunhadura ergonômica para assegurar melhor grip no momento do disparo, promovendo assim maior precisão e segurança.

O T4 está disponível em três versões.

Uma de 11,5” de cano com guardamão com quad-rail (quatro trilhos para acessórios) e duas versões com guarda-mão em polímero de alta resistência com canos de 11,5” e 14,5”.

As diferenças estão, principalmente, no comprimento de cano, peso e modos de disparo disponíveis em cada um. As versões com 11,5” de comprimento de cano possuem modos de disparo semi-auto, auto e safe. Estes modelos possuem um comprimento total de, no máximo, 811mm (com coronha completamente estendida) e, no mínimo, 716mm (com coronha completamente retraída).

Já o modelo com cano de 14,5” possui somente o modo de disparo semi-auto e safe. Esta versão é ligeiramente mais pesada que o modelo de 11,5”, tendo comprimento total de, no máximo, 870mm (com coronha completamente estendida) e, no mínimo, 787mm (com coronha completamente retraída).

Estes, assim como os demais produtos recentemente lançados pela empresa, utilizam o novo protocolo de desenvolvimento, extremamente rígido e que asseguram confiabilidade e resistência ao produto. Utilizou-se, também, tecnologia moderna para o desenvolvimento e uso de materiais, processos de ensaios rigorosos e elevado controle da qualidade na manufatura.

Durante o ano de 2019 a empresa continuará com o lançamento de novos produtos, seguindo o compromisso assumido pela nova gestão e a busca pelo amplo atendimento às demandas do mercado.

“O Senhor das Armas” de T&D, Ronaldo Olive, testando um protótipo do Taurus T4.
O Fuzil de Assalto Taurus T4 é mais um projeto que utiliza a plataforma consagrada do M4 em calibre 5,56 mm.
O Autor conhecendo o Taurus T4 durante o CSTM 2017 no QGEx em Brasília.

Especificações técnicas da TS9

Calibre:————————————- 9mm

Capacidade do carregador:—- 17 cartuchos

Comprimento de cano:———- 4 polegadas

Comprimento total:——————– 188mm

Altura total:—————————146,6mm

Largura:——————————— 33,6mm

Operação:————————— Striker fire

Peso:—————————————–826g

 

Especificações técnicas dos Fuzis T4

Calibre:——————————————————- 5,56 NATO

Capacidade do carregador:—————————-30 cartuchos

Comprimento de cano:————————11,5 e 14,5 polegadas

Comprimento total máximo:-811mm e 870mm respectivamente

Altura total sem carregador:———————————223mm

Largura:———————————————————–67mm

Operação:—————————- Direto de gases com ferrolho

————————————— rotativo e percussor flutuante