Suécia analisa KC-390 para substituir C-130 Hercules

0
2375
Foto 2 KC-390-Suécia .
General Micael Bydén (segundo da direita para a esquerda) confirmou o interesse da Suécia pelo KC-390. (Imagem: Ivan Plavetz)

De acordo com entrevista do comandante da Força Aérea da Suécia, general Micael Bydén, publicada no portal de notícias sueco Nyteknik, o avião militar de transporte KC-390 está sendo analisado no âmbito do futuro programa de substituição dos Lockheed C-130 Hercules em serviço no país europeu.

A Força Aérea sueca possui atualmente cinco C-130H entregues desde 1981 e um C-130E recebido em 1969, posteriormente modificado para o padrão “H”. Esse sexto exemplar possui provisões para reabastecimento ar-ar, sendo que seu emprego é mais voltado para o treinamento de pilotos de Gripen em operações REVO, conforme compromissos firmados com a OTAN.

Discussões sobre alternativas de atualização da frota de transporte militar estão em andamento, focadas principalmente nos desafios financeiros envolvidos no setor de Defesa. No caso dos C-130, há planos para execução de algumas atualizações tecnológicas nos C-130, incluindo integração de capacidade de visualização noturna (NVG). Entretanto, a longo prazo, a solução será adquirir novos aviões.

Bydén citou também o C-130J Super Hercules como alternativa ao lado do KC-390, sem expressar preferência por algum deles, comentando apenas que ambos incorporam tecnologias mais avançadas, algumas delas exigidas pelo ambiente operacional que predominará nos próximos anos.

Ivan Plavetz

Fonte: Nyteknik