Sucesso mundial, Super Tucano da Embraer vira livro!

0
12700
Na sequência da obra EMB-312 Tucano: Brazil’s turboprop success story, agora foi a vez do livro EMB-314 Super Tucano - Brazil's turboprop success story continues.

Tradicional e reconhecida pela qualidade gráfica e de conteúdo das suas publicações, a Harpia Publishing acaba de lançar mais um título dedicado exclusivamente a um avião brasileiro.

Na sequência da obra EMB-312 Tucano: Brazil’s turboprop success story, agora foi a vez do livro EMB-314 Super Tucano – Brazil’s turboprop success story continues.

Sendo o mais recente sucesso de vendas no segmento militar por parte da Embraer e aquele que tem disputado e entrado em mercados importantes em quase todos os continentes do mundo, o Super Tucano está hoje disputando com favoritismo a concorrência para equipar a United States Air Force com um avião de combate e ataque de baixo custo de aquisição e manutenção, mas extremamente versátil e com capacidades que se equiparam a de um caça de 4ª geração.

Afinal, muitas dessas características equipam o turboélice da Embraer como painel digital com telas multifuncionais e coloridas de cristal líquido, sistema de comunicação criptografado, datalink, head-up display, cockpit compatível com voos utilizando óculos de visão noturna, sistema HOTAS (onde os principais comandos do avião são concentrados na manete de potência do motor e no manche), armamento interno e de precisão, totalizando 1.550kg de carga bélica.

Apesar do nome parecido indicando uma evolução do EMB-312, trata-se de uma aeronave nova e projetada especificamente para a missão de contra-insurgência, ataque, reconhecimento, vigilância e inteligência, diferente dos aviões da mesma era e categoria que foram adaptados de plataformas desenvolvidas para serem treinadores.

O Super Tucano equipou inicialmente a Força Aérea Brasileira a partir de 2004. No Brasil a sua missão é a de formar os futuros pilotos de caça e servir de plataforma de vigilância, reconhecimento, interceptação e ataque nos três esquadrões de fronteira da FAB, reprimindo voos irregulares e o tráfico internacional de drogas e armas. Em vários outros países no mundo atua em missões contra terroristas, fundamentais para a manutenção ou estabilização da ordem e segurança interna.

O Super Tucano é um avião completamente independente do apoio de solo e pode operar de pistas não preparadas, em ambientes com temperatura superior a 36°C e até 100% de umidade, próximo à zona de combate e por um custo de hora de voo baixo se comparado aos jatos de combate, além de ser mais simples de se operar.

No Afeganistão, Brasil, Colômbia, Mauritânia e República Dominicana o Super Tucano já acumula milhares de horas de voo realizadas em missões de combate real.

O autor é o brasileiro João Paulo Moralez, que possui 15 anos de experiência no mercado editorial brasileiro e hoje atuando de maneira independente no setor.

As ilustrações são do renomado artista, também brasileiro, Murilo Camargo Martins, que seguindo rigor técnico utilizou como base fotografias e plantas para a realização das artes.

As vendas no Brasil podem ser feitas diretamente com o autor através do e-mail joaopaulo@hunterpress.com.br

 

Detalhes técnicos:

  • Título: EMB-314 Super Tucano – Brazil’s turboprop success story continues
  • Língua: Inglesa
  • Autor: João Paulo Zeitoun Moralez (Brasil)
  • Ilustrador: Murilo Camargo Martins (Brasil)
  • Editora: Harpia Publishing
  • ISBN: 978-0-9973092-4-9
  • Formato: 21x28cm
  • Páginas: 96
  • Fotos: 55 coloridas
  • Artes: 33, incluindo quatro vistas (esquerda, frontal, superior e inferior)
  • Ficha técnica completa