Subsidiária da Elbit Systems e a modernização dos C-1A da Marinha

0
4790
. A modernização dos C-1A faz parte do programa de recuperação da aviação embarcada de asas fixas da Marinha do Brasil .Foto Marsh Aviation.
(Imagem: Marsh Aviation)
(Imagem: Marsh Aviation)

A israelense Elbit Systems Ltd anunciou que sua subsidiária estadunidense foi subcontratada pela Marinha do Brasil para a modernização de quatro aeronaves Grumman C-1A Trader. A contratada principal do programa é a Marsh Aviation Company, sediada na cidade de Mesa, estado do Arizona (EUA). Avaliada em US$ 106 milhões, a subcontratação da Elbit Systems of America vai durar um período de cinco anos.

Os trabalhos de modernização serão desenvolvidos em San Antonio, estado do Texas, nas instalações da M7 Aerospace, sob supervisão de oficiais da Marinha do Brasil.

Após a conclusão do processo, os C-1A receberão a designação KC-2 COD/AAR (Carrier-On-Board/ Air-to-Air Refueling) e deverão operar a bordo do navio-aeródromo NAe São Paulo.

.  A modernização dos C-1A faz parte do programa de recuperação da aviação embarcada de asas fixas da Marinha do Brasil                             .Foto Marsh Aviation.
A modernização dos C-1A faz parte do programa de recuperação da aviação embarcada de asas fixas da Marinha do Brasil.. (Imagem: Marsh Aviation)

A modernização dos C-1A da Marinha do Brasil incluirá substituição dos motores radiais a explosão por propulsores turboélices, instalação e integração de aviônica embarcada digital (incluindo glass cockpit), sistemas de comunicações de geração avançada, sistemas de controle ambiental (ECS conforme sigla em inglês) e sistema de reabastecimento ar-ar.

Ivan Plavetz