SPECTRO Detecção e reconhecimento “Além do Alcance Visual”

Os recentes avanços tecnológicos estão criando a “quinta geração” em soluções de defesa,  com foco no domínio dos sistemas de informação baseados em múltiplos sensores. O campo de batalha moderno, em cenários operacionais aéreos, marítimos ou terrestres exige sistemas eletro-ópticos de longo alcance, precisos, com alta definição e fusão de imagens, capacidade de operação em qualquer condição meteorológica e recursos de apoio à decisão através de aplicativos de análise de imagens em tempo real.

As complexas missões de reconhecimento, vigilância, inteligência e aquisição de alvos (ISTAR) passaram a ser parte fundamental de qualquer operação militar, e os sistemas de detecção, reconhecimento e identifi cação (DRI) são respostas diretas aos eventos atuais e tendências de combate, exigindo soluções que possam gerenciar informações complexas  tempo real.

Desenvolvido pela ELOP, o sistema eletro-óptico de longo alcance – SPECTRO, apresenta avanços tecnológicos singulares na sua categoria. É constituído de uma única abertura  ótica que integra seus sensores de alta resolução, suas capacidades de fusão de imagem e algoritmos especializados para processamento de imagem.

Trata-se de uma solução integrada, com telescópio de abertura padrão de 15’’ multiespectral (VIS/ NIR / SWIR / MWIR), apontador laser de longo alcance, câmera de imageamento térmico com zoom contínuo, câmera na faixa do visível (VIS) de alta sensibilidade de luz e zoom contínuo, iluminador laser com rastreamento de facho, designador laser ou telêmetro laser, gravador digital de vídeo (DVR), mapeamento digital, processamento de vídeo e GPS.

Instalado numa aeronave Piper PA-42 Cheyenne, o SPECTRO foi pela primeira vez demonstrado à imprensa em condições reais de operação. A partir do aeródromo regional de Sde Dov, em Tel Aviv, voamos para o norte do país onde foi possível conhecer as capacidades de sensoriamento visual a longa distância, quando foi executado um circuito de tarefas simulando diferentes tipos de missões de reconhecimento “além do alcance visual”.

Neste sentido, foi possível atestar que o SPECTRO possui melhor capacidade de detecção e reconhecimento de imagem em comparação com os diferentes sensores atualmente comercializados, sendo possível obter imagens giro-estabilizadas em alta resolução de pistas de pouso militares, aeroportos, veículos e aviões em movimento, à distâncias superiores a uma centena de quilômetros, colocando a plataforma fora do envelope operacional da maioria dos sistemas de defesa antiaérea da atualidade.

Graças a capacidade de fusão de imagens a partir dos diferentes sensores foi possível “ver” através da neblina, e os aplicativos instalados permitiam reconhecer os alvos, delinear formas de estruturas, embarcações, além de possuir as informações de distância e o georreferenciamento exato do alvo. Essas informações podem ser retransmitidas para unidades em terra, ar e mar de acordo com a necessidade da missão.

Um detalhe interessante da demonstração foi a capacidade de detectar, reconhecer, acompanhar e engajar alvos móveis e que no decorrer do acompanhamento ficaram ocultos por outros veículos, vegetação ou relevo, sendo que recurso de “target-tracking” do SPECTRO não perdia o acompanhamento do alvo, retomando tão logo ele retornava ao visual.

Este recurso é fundamental nas missões de vigilância, principalmente aquelas executadas por helicópteros policiais. A capacidade de detecção e reconhecimento diurna e noturna em locais com nebulosidade também foi destacada, sobretudo no apoio às missões de busca e salvamento (SAR), ou ISTAR, sendo que em missões do tipo, onde haja condições meteorológicas adversas, ela não precisaria ser cancelada ou postergada.

A estrutura do SPECTRO é rígida, com amortecimento de vibrações e quatro eixos, permitindo alto nível de estabilização da linha de visão. A lista de recursos da carga útil inclui rastreador de vídeo, visão precisa, unidade metrológica inercial acoplada, mapa de movimento incorporado, conjunto de cálculos geodésicos e fusão de imagens.

É a combinação de várias câmeras em uma, permitindo que o SPECTRO melhore significativamente o desempenho sem aumentar tamanho e peso. A implementação de sensores e lasers totalmente digitais, com altíssimo nível de estabilização, fornece aos usuários desempenho em condições climáticas adversas.

O design modular permite que os usuários selecionem a configuração de câmeras e sensores que mais se adequam às suas necessidades, tanto em termos de desempenho quanto de custo. O sistema pode ser instalado em uma variedade de plataformas, incluindo aeronaves de asas rotativas e de asas fixas, aeronaves remotamente pilotadas, veículos de reconhecimento em missões de patrulhamento de fronteira e embarcações em operações de interdição marítima (MIO). O telescópio catadióptrico frontal em estrutura metálica mantém o desempenho ótico em uma ampla gama de condições ambientais, umidade e temperatura.

O projeto com abertura comum facilita o desempenho. A detecção, reconhecimento e identificação (DRI) é superior em VIS (visible light) e SWIR (short-wave infrared), em comparação com as cargas úteis configuradas convencionalmente. A calibração espectral e correção de cores ampliam o alcance efetivo da imagem colorida. Um sensor CMOS FPA avançado aumenta o desempenho com pouca luz. A banda SWIR fornece maior penetração atmosférica, bem como capacidade de ver em áreas distantes, devido à detecção de pulso assíncrona. A banda MWIR (middle-wave infrared) tem boa nitidez em todo o campo de visão e (com Full HD FPA) oferece uma quantidade de detalhes que excede em muito um FLIR equipado com VGA (figura 2).

Uma ampla variedade de interfaces de comando e controle permite a integração simples do SPECTRO com vários outros sistemas a bordo, como computadores de missão, links de dados e sistemas de rastreamento.O SPECTRO pode ser ideal para o A-29 Super Tucano, ampliando as capacidades de acompanhamento automático de alvos aéreos durante interceptação de tráfegos ilícitos, além de permitir a detecção, reconhecimento, aquisição e designação de alvos para ataques de precisão stand off, ou seja, fora do alcance de defesa do inimigo, fazendo uso de armamento inteligente.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um novo...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

DISPONÍVEL