SMART DEFESA – Negócios, Conexões e Inovação.

0
1242
O SMART DEFESA foi idealizado e é gerido pelo Grupo Fortitudine, especializado nas áreas da defesa, segurança e aeroespacial no Brasil e no exterior.

Será realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2019, em Minas Gerais, o FÓRUM SMART DEFESA que se propõe apoiar o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa (BID) nacional a partir do fomento da Economia de Defesa, de painéis, debates, de rodadas de negócio e da exposição de soluções e tecnologias.

O evento é direcionado a investidores, empresários, empreendedores, profissionais, acadêmicos, para lideranças políticas e empresariais, para formadores de opinião, para militares e representantes da administração pública, dos poderes executivo, legislativo e judiciário na esfera federal, estadual e municipal.

Um dos desafios para cidades e gestores públicos é encontrar vocações econômicas que permitam a atração de empresas que possam gerar oportunidades e empregos bem remunerados.

É nesse contexto que se inserem os mercados de Defesa & Segurança que no mundo movimenta por ano mais de 1,8 trilhão de dólares e no Brasil mais de 200 bilhões de reais. São mercados prósperos que demandam, do alfinete ao foguete, passando por calçados, vestuários, alimentos e tudo o que é consumido pelas Forças Armadas e de Segurança.

A estratégia é potencializar políticas governamentais, buscar a sinergia com ações propostas por federações industriais, empresariais e órgãos de fomento, a integração com a academia e com ecossistemas de inovação.

Vão ser apresentadas por autoridades e renomados especialistas as características e particularidades dos mercados de defesa, segurança e aeroespacial, o apoio governamental ao setor, tendências nacionais e mundiais, desafios, demandas e oportunidades de negócio e de relacionamento com as Forças Armadas e de Segurança Pública. Serão abordados temas fundamentais à evolução tecnológica e social em curso – O FUTURO SMART – Indústria 4.0, Cidades Digitais e Inteligentes, Ecossistemas e Economias Digital e de Inovação.

Todos os temas serão debatidos por autoridades, renomados especialistas, com representantes do governo, da iniciativa privada e da academia. O ponto comum entre a Defesa & Segurança, Cidades Digitais & Inteligentes é o desenvolvimento de tecnologias e inovação.

Parte dessas tecnologias têm uso dual (Dual Use).

A tecnologia Dual Use é um conjunto de inovações desenvolvidas no setor militar que tem aplicações igualmente no setor e no “mundo” civil e vice-versa. Abordar ao mesmo tempo esses temas, aproximar esses mundos que são mais complementares que distantes, potencializa o mercado e as Economias de Defesa, Digital e de Inovação.

A 1 a edição do Fórum acontecerá no Centro-Oeste, região próspera, industrializada, geradora de riqueza, possuidora de mais de 1,5 milhão de habitantes, facilidades logísticas, e de grande potencial e convergentes vocações para o mercado de Defesa.

Posteriormente, percorrerá outras importantes regiões do Estado de Minas Gerais.

O SMART DEFESA propõe um formato nômade. Acontecerá em diferentes Estados. Cumprirá um calendário anual que será divulgado em dezembro de 2019 quando terá concluído a análise para escolha das novas regiões o que leva em conta índices e indicadores de desenvolvimento, industrialização, presença de instituições de ensino técnico e superior, competências instaladas e o alinhamento com estratégias governamentais de desenvolvimento.

A escolha de Pará de Minas se justifica por sua busca ativa por novas vocações econômicas com base tecnológica e por ter sido lançada em setembro de 2018 a Iniciativa Pará de Minas 4.0 e assinada Carta Compromisso para implantação de um Polo de Defesa, Segurança e Aeroespacial do Centro-Oeste Mineiro.

Segundo Rodrigo Campos, Secretário Executivo do SMART DEFESA: “Embora exista o reconhecimento do potencial dos mercados foco do nosso evento – tecnológicos e inovadores por natureza e necessidade – é incipiente o conhecimento de como acessá-los, principalmente, fora dos grandes centros urbanos e dos eixos já estabelecidos. Nosso papel é ampliar opções e ajudar a construir o caminho entre as demandas, demandantes e propositores contribuindo para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa nacional fomentando o uso dual de tecnologias”.

O SMART DEFESA foi idealizado e é gerido pelo Grupo Fortitudine, especializado nas áreas da defesa, segurança e aeroespacial no Brasil e no exterior.

É co-realizado no Centro-Oeste Mineiro com a Iniciativa Pará de Minas 4.0. Inscrições e a consultas à programação podem ser feitas no site:

https://www.e-inscricao.com/smartdefesa/mgcentrooeste

Redes Sociais SMART DEFESA:

https://www.facebook.com/smartdefesa https://www.instagram.com/smartdefesa

Iniciativa Pará de Minas 4.0:

Página Facebook: https://www.facebook.com/parademinas40

Dados sobre Pará de Minas: IBGE Cidades:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/para-de-minas/panorama

Referências: Política Nacional de Defesa (PDN):

https://www.defesa.gov.br/arquivos/estado_e_defesa/END-PND_Optimized.pdf

 

Contato: Rodrigo Campos | SMART DEFESA | Secretário Executivo

E-mail:smartdefesa@fortitudine.com.br