Sistema para Voo por Seguimento de Terreno da AEL Sistemas é premiado pela ABIMDE.

0
877
A capacidade de desenvolvimento de soluções como o Terrain Following pela AEL coloca a engenharia brasileira no mesmo nível de grandes potências mundiais em tecnologia de defesa.

Software que possibilita voos em baixa altura e sem visibilidade vence Concurso de Engenharia de Defesa e Segurança

A capacidade operacional da AEL Sistemas foi reconhecida pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), no 2º Concurso de Engenharia de Defesa e Segurança, realizado no último dia 12 de dezembro.

O Sistema para Voo por Seguimento de Terreno (Terrain Following/Terrain Avoidance), desenvolvido pela companhia, foi premiado na categoria Conteúdo Tecnológico do concurso, que busca premiar, anualmente, as melhores soluções de engenharia implantadas nas empresas e instituições associadas.

“O sucesso na entrega do Terrain Following e o recebimento do prêmio ABIMDE representa nossa capacidade de desenvolver sistemas de altíssima complexidade e criticidade. É um orgulho e uma satisfação enorme ter participado de todo o desenvolvimento desse projeto, trabalhando do início ao fim com um time altamente capaz e comprometido com o resultado”, afirma Fernando Dutra, engenheiro de Software e gerente técnico do projeto TF/TA.

Software que possibilita voos em baixa altura e sem visibilidade vence Concurso de Engenharia de Defesa e Segurança.

O sistema para voo por Seguimento de Terreno teve seu início impulsionado pelo apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e possibilita a aeronaves de diferentes tipos (cargueiros, caças, helicópteros e veículos aéreos não-tripulados) realizar voos em baixa altura de maneira segura mesmo na ausência de visibilidade – o que permite uma variada gama de missões que seriam muito arriscadas, como a penetração em território inimigo, reconhecimento, busca e resgate e vigilância.

A capacidade de desenvolvimento de soluções como o Terrain Following pela AEL coloca a engenharia brasileira no mesmo nível de grandes potências mundiais em tecnologia de defesa.

Apresentação gráfica do sistema Terrain Following/Terrain Avoidance em um caça de 4ª geração.

Com alto grau tecnológico e de inovação, o sistema já está sendo utilizado operacionalmente por um cliente no exterior, demonstrando a capacidade da indústria de Defesa e Segurança nacional de transpor as fronteiras e fazer entregas de qualidade ao redor do mundo.