Sistema GlobalEye da Saab cria novo padrão para o mercado

0
2147
Imagem 2 GlobalEye
O GlobalEye é um sistema multipropósito com avançadas capacidades aéreas, terrestres e marítimas. (Imagem: Saab)

A empresa de defesa e segurança Saab está estendendo o portfolio de sistemas para Alerta Aéreo Embarcado Antecipado & Controle (AEW&C, conforme sigla em inglês) com introdução do sistema aéreo multi-propósito de vigilância GlobalEye.

De acordo com a companhia, o GlobalEye combina o totalmente novo radar Erieye ER (Extended Range), entre outros sistemas de missão, com o a tecnologia de ponta do jato Global 6000 da Bombardier.

A empresa destaca que é a primeira vez do GlobalEye nesse mercado, que reúne, simultaneamente, capacidades de conduzir missões de detecção de longo alcance, vigilância e acompanhamento de objetivos nos domínios aéreos, terrestres e marítimos.

Micael Johansson, líder da área de Sistemas Eletronicos de Defesa da Saab, disse que com o GlobalEye a companhia pode expandir e aprimorar sua oferta, tendo como alvo os clientes que procuram maximizar o retorno do seu investimento em capacidades AEW & C estendidas  para beneficiar seu país.

O GlobalEye detecta automaticamente e acompanha múltiplos alvos aéreos e de superfície sobre uma grande área. Na função de vigilância de veículos móveis sobre a superfície terrestre, o sistema pode rastrear grandes extensões de terreno no modo GMTI (Ground Moving Target Indication). Com o Erieye ER, afirma a Saab, a área de detecção e acompanhamento foi significativamente ampliada quando comparada com as atualmente em operação. Esse radar possui grande acurácia para engajar alvos de difícil captação incluindo aeronaves furtivas (stealthy), mísseis de cruzeiro e até periscópios de submarinos, isso em ambiente eletronicamente congestionados como aqueles com presença de clutter e jamming.

Micael Johansson afirma que o GlobalEye  disponibiliza solução única multimissão nas funções de vigilância aérea, marítima e terrestre, sendo que possui habilidade de comuta-las dinamicamente enquanto desempenha a missão.

Imagem 1 GlobalEye
(Imagem: Saab)

O GlobalEye integra completa suíte de sensores, incluindo para inteligência de sinais e equipamentos de auto-proteção dotado de um novo sistema de comando, controle e comunicações.

De acordo com a Saab, a relação custo/beneficio do sistema é assegurado por uma combinação  de soluções compactas e de suporte operacional da empresa. Adicionalmente, a Saab está plenamente credenciada para exercer atividades de principal contratada para esse novo sistema AEW&C por sua expertise e inovação acumulada durante décadas em tecnologia de radares, além de deter conhecimento no campo da guerra eletrônica, soluções de C4I e integração de sistemas e plataformas.

A plataforma Global 6000 da Bombardier  é um elemento chave do GlobalEye principalmente por sua grande autonomia. A aeronave oferece os mais avançados avionicos e combina tamanho ideal para um sistema AEW&C multipropósito com elevada performance. O Global 6000 pode cumprir missões com duração acima de 11horas.

O cliente de lançamento do GlobalEye é os Emirados  Árabes Unidos, pais que adquiriu o sistema sob a designação SRSS (Swing Role Surveillance System) em novembro de 2015. A Saab é uma das líderes mundiais em termos de suprimento de radares para aplicações aéreas, terrestres e navais. A companhia tem 60 anos de experiência e mais do que 3000 sistemas em operação em 30 países.

Ivan Plavetz