Simuladores Rheinmetall para treinamento do Tiger

Foto 1 TigerSim.
(Imagem: Airbus Helicopters)

 

Tripulações de helicópteros de ataque Tiger da Alemanha e França continuarão treinando com a tecnologia de simulação da Rheinmetall, segundo informou a companhia.

Em dezembro de 2014, a Organização para Cooperação Conjunta em Material de Armamentos (OCCAR) contratou em parceria com ARGE TATM (ARGE Tiger Aircrew Training Means) a modernização dos simuladores já em serviço. Trata-se de um programa de cooperação entre a Thales e a Rheinmetall. O programa de modernização implementado pelas duas empresas foi iniciado em janeiro e se estenderá até setembro de 2018.

O contrato envolve a modernização dos simuladores existentes, que serão atualizados para incorporar as configurações dos Tigers reais. Entre as atualizações figuram o software de gerenciamento básico e dos sistemas de missão, e também um novo hardware de cockpit. Terão novos sistemas e software de visualização, novos projetores e sistemas computacionais no lugar dos obsoletos.

Adicionalmente, a atualização irá adequar-se à nova variante do Tiger HAD recentemente entregue para o exército francês.

O escopo do contrato inclui simuladores para as novas instalações em Phalsbourg, França. Além disso, o Sistema de Suporte Operacional da Alemanha será objeto de modernização, facilitando preparação das missões e treinamento tático. Por último, haverá prestação de serviços de suporte operacional, incluindo gerenciamento de obsolescência.

A Thales e a Rheinmetall começaram a desenvolver sistemas de treinamento para o helicóptero franco-germânico Tiger em 2001. Adquiridos através da OCCAR, os equipamentos foram entregues em 2005.

Atualmente os simuladores do Tiger estão operando em dois locais na França e um na Alemanha.

 

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

EM BREVE