Simulador FFS da Helibras recebe certificação da ANAC

0
1353
Imagem 1 FFS-Helibras-ANAC
(Imagem: Helibras)

O Full Flight Simulator (FFS) dos helicópteros H225 (versão civi7l) e H225M (versão militar), instalado no Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) da Helibras, no Rio de Janeiro, recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ministrar cursos e treinamentos aos operadores incluindo aqueles atuantes no mercado offshore.

Para conceder a certificação, a ANAC vistoriou as instalações do CTS, as atividades propostas nos programas de treinamento, as especificações e tecnologia empregada no FFS da Helibras, que segundo a companhia é a mais moderna existente no mundo.

A partir dessa inspeção, a Helibras está apta a realizar treinamentos teóricos e práticos aos operadores desses helicópteros, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Além de qualificar os operadores, o uso de simuladores em treinamentos contribui para o incremento da segurança de voo.

Imagem 2 FFS-Helibras-ANAC
Equipamento está qualificado e autorizado para todos os tipos de treinamentos, inclusive offshore. (Imagem: Helibras)

Nas duas últimas semanas, o chefe da equipe de pilotos de treinamento da Airbus Helicopters, Christophe Marchal, esteve no Brasil para treinar e certificar instrutores do CTS, profissionais que já estão capacitados para iniciar as aulas com os clientes.

Inaugurado há menos de dois meses, o CTS da Helibras se prepara para receber o primeiro grupo de militares para treinar em suas dependências, que será do Exército Brasileiro, e deve ocorrer ainda em outubro. Além disso, de 19 a 23 de outubro será ministrado um “Ground School” de EC130 B4 /H130 para cliente do mercado civil.

Ivan Plavetz