SIMPASS com ferramentas D-Box e Oculus Simulação

0
1568
SIMPASS_com_D-Box_movimento_simulador_Fotos_D-Box (2)
(Imagem: Roberto Caiafa)

A Marinha do Brasil, através do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV), traz um novo conceito em simulador. O simulador de passadiço (ponte) SIMPASS é uma solução completa para a formação da tripulação, em praticamente qualquer tipo de embarcação. O SIMPASS incorpora alta fidelidade dinâmica na simulação de movimentos de navios, geração de ondas e de todos os estados do mar, gráficos para instrumentos e visualização para fora da janela.

O software de controle permite criar cenários em vários locais e para diferentes tipos de operações, seguindo normas de certificação DNV. Assistido pela tecnologia Adventure, a equipe do CASNAV, liderada pelo capitão-de-corveta Coreixas, foi capaz de adicionar em 2015 alguns produtos inovadores para a visualização (Oculus) e para o movimento (D-BOX).

O SIMPASS faculta aos alunos não só ver e ouvir, mas também sentir os movimentos de navios, o caturro, a inércia, etc. “Este simulador de passadiço é bastante flexível e versátil, sua estrutura modular permite diferentes camadas de imersão. O sistema de movimentos D-BOX acrescentou o sentimento preciso de operar no passadiço do navio,” avaliou Ricardo Sampaio (CASNAV).

SIMPASS_com_D-Box_movimento_simulador_Fotos_D-Box (3)
(Imagem: Roberto Caiafa)

As ferramentas de movimento D-BOX permitem operações plug & play (conexões USB para integração a todos os softwares disponíveis no mercado) e perfomance de baixo custo (0,04 KW/H consumo de energia, e pelo menos oito anos livre de manutenção).

Os atuadores de movimento compactos são electromagnéticos, dispensando líquidos e apresentam zero atrito em sua vida útil. Existem vários modelos disponíveis com extensões de 1,5 a 6 polegadas de elevação. Seus sinais de alta freqüência simulam a vibração real dos motores de navios e os movimentos das ondas. Estão atualmente integradas com tecnologia D-BOX as soluções de software de simulação CarSIM & TruckSIM by Mechnical Simulation Corporation, Flight Simulator by Microsoft, Helism by Presagis Prepar3D by Lockheed Martin, VBS2/VBS3 by Bohemia Interactive Simulations, Vortex by CM Labs Simulations, and Xplane by Laminar Research. O sistema possui uma arquitetura aberta plug & play e pode ser configurada pelo usuário final de acordo com suas necessidades.

Roberto Caiafa