Sikorsky homenageia tripulantes e pilotos de helicópteros durante a LAAD 2019

0
409
Dale Bennett, da Lockheed Martin, apresenta a placa de premiação de resgate para o esquadrão HS-1 da Marinha Brasileira, durante uma série de eventos de homenagens durante a LAAD.  

Durante a Exposição Internacional de Defesa e Segurança LAAD, a Sikorsky, uma empresa da Lockheed Martin (NYSE: LMT), homenageou três heroicos esforços de resgate da Força Aérea e da Marinha Brasileira e comemorou o 100º aniversário do Comando de Aviação do Exército Brasileiro.

“Ficamos imensamente honrados de homenagear nossos clientes”, disse Adam Schierholz, diretor de desenvolvimento de negócios na América Latina  da Lockheed Martin na área de Rotary and Mission Systems (RMS). “A coragem e a dedicação das Forças Armadas Brasileiras nos inspira a continuar produzindo avanços tecnológicos com o objetivo de salvar vidas”.

Três esquadrões da Força Aérea Brasileira foram homenageados pela Sikorsky com placas comemorativas em razão de duas operações de resgate que ocorreram em dezembro de 2018.

O 2º esquadrão do 10º Grupo de Aviação e o 5º esquadrão do 8º Grupo de Aviação realizaram a busca e resgate de uma aeronave civil que se acidentou – pilotando seus helicópteros Black Hawks sobre densas florestas no estado do Mato Grosso –, uma operação que durou três dias.

Os esquadrões encontraram dois passageiros do avião com vida e os conduziu a uma situação de segurança.

Duas semanas depois, o 7º esquadrão do 8º Grupo de Aviação resgatou três pessoas e um cão em outro acidente com um avião civil no município de Tabatinga, Amazonas.

O Tenente-Brigadeiro Egito, comandante do COMPREP, que recebeu as placas em nome da Força Aérea Brasileira, ressaltou: “Nossa equipe está pronta para missões de resgate 24 horas por dia, sete dias por semana. O treinamento é importante, tanto quanto a aeronave. Logo, a combinação de homem e máquina é o que traz sucesso a esses resgates. Eu agradeço a homenagem e asseguro que essa aeronave é parte de nossa história e missão.”

Fragata Greenhalgh em operações aéreas com SH 16 SeaHawk. (Imagem: Roberto Caiafa)

O esquadrão HS-1 da Marinha Brasileira foi condecorado pela Sikorsky com uma placa comemorativa por um dos mais desafiadores esforços de resgate jamais vistos – um resgate no mar e à noite, na costa de Cabo Frio, Rio de Janeiro, em agosto de 2016.

A equipe de resgate procurou incansavelmente por 36 horas até encontrar três sobreviventes de um barco naufragado, que passaram todo esse tempo no mar sem qualquer comida ou bebida.

Pilotos e Tripulantes Operacionais do Esquadrão HS-1.

O esquadrão realizou este resgate dificílimo de maneira impecável, levando os três sobreviventes para a segurança. Seus esforços foram tão impressionantes que eles foram homenageados em 2017 com o prestigioso prêmio Kossler da Sociedade Internacional Americana de Helicópteros.

O acontecimento também ficou marcado como o primeiro resgate noturno do esquadrão HS-1 com o uso de um SEAHAWK®.

O Contra-Almirante Montenegro, comandante da Força Aeronaval Brasileira, disse: “Sentimo-nos honrados e lisonjeados com a homenagem da Sikorsky. Este resgate é uma prova da excelência do treinamento da equipe e da eficiência da aeronave. Agradecemos à Sikorsky pela parceria na manutenção e operação deste versátil helicóptero.”

Sikorsky homenageou duplamente o Exército Brasileiro, pela comemoração dos 100 anos de seu Comando de Aviação em 2019, e também por atingir 100% de disponibilidade de sua frota de Black Hawks, incluindo a manutenção programada.

O Exército Brasileiro e a Sikorsky uniram esforços em 2016 para aumentar a disponibilidade de sua frota de Black Hawks para mais de 70% por meio de uma série de esforços de treinamento, manutenção e colaboração continuada.

O General Paulo Roberto, diretor de Material de Aviação do Exército, contou essa história: “Quando eu assumi o 4º Batalhão, as taxas de disponibilidade dos Black Hawks eram o oposto do que são hoje, porque ainda não tínhamos um trabalho integrado com a Sikorsky. Trabalhamos juntos para melhorar isso, e agora fico muito satisfeito de ver as nossas taxas. Estamos muitos satisfeitos com essa parceria e gostaríamos de aprimorá-la ainda mais. O Black Hawk sempre faz a diferença, é o estado-da-arte em matéria de aeronaves.”