Show Aéreo na Praia de Copacabana na década de 1960 (Memória Aeronáutica)

0
5018

Palco montado no então Copacabana Palace, em frente a Praia de Copacabana, Rio de Janeiro nos anos 1960, recebe autoridades do governo, militares de alta patente das três forças, civis e convidados estrangeiros para uma grande apresentação da Força Aérea Brasileira e companhias aéreas nacionais da época.

A festa constou de incríveis rasantes de aviões comerciais sob a Praia de Copacabana, como os então novíssimos Convair CV 440 da Real, os veteranos Douglas C-47 da FAB, os enormes (para a época) Douglas DC-7 da Panair do Brasil, um cargueiro Fairchild C-82 Packet da Cruzeiro (voando em rasante monomotor!), um dos saudosos jatos Caravelle da Varig, o quadrimotor turboélice Vickers Viscount presidencial, entre muitos outros.

Alguns heróis desse vídeo, preservados no MUSAL…. A linha de caças a esquerda, de baixo para cima: F-80C, Atlas Impala, Gloster Meteor F.8, A_1 AMX protótipo
Alguns heróis desse vídeo, preservados no MUSAL….
Alguns heróis desse vídeo, preservados no MUSAL….

No final do incrível show aéreo, esquadrilhas de jatos de ataque Tweety Birds (AT-33) e caças Gloster Meteor (F-8) atacam um alvo simulado no mar, próximo a praia, em frente ao público, com tiros de metralhadoras e bombas de exercício.

Tudo sob os cuidados de um Sikorsky S-55 do PARA-SAR, pousado na areia! IMPRESSIONANTE…