SGDC ingressa na fase de integração e testes

0
1904
Employees working on W3B satellite' tests (vibration) at Thales site. W3B is a communications satellite of Eutelsat Communications. Based on a Spacebus 4000C3 platform, W3B will provide broadcast and telecommunications services over Europe, the Middle East and Africa. As prime contractor, Thales Alenia Space will be in charge of the design, manufacturing, test and delivery of the satellite.
(Imagem: Thales Alenia Space)

A Visiona Tecnologia Espacial, responsável pela integração do sistema espacial brasileiro SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) anunciou a conclusão de mais um marco importante no desenvolvimento do programa.

No último dia 14, nas instalações da Thales Alenia Space em Cannes, França, fornecedora do satélite do sistema SGDC, foi realizada com sucesso a junção entre a plataforma do satélite e o módulo de comunicação (carga útil), marcando assim o início da campanha de integração e testes.

“O programa continua avançando conforme o planejado e em linha para o lançamento em 2016. Nos próximos meses, o satélite passará por uma bateria de testes que simularão o ambiente de lançamento e espacial, além de testes funcionais”, disse Eduardo Bonini, presidente da Visiona.

Imagem 2 SGDC-Integração-Testes
O SGDC será lançado em 2016 no foguete Ariane 5, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. (Imagem: Thales Alenia Space)

Com o sistema SGDC, o Brasil pretende não só conquistar a soberania em comunicações estratégicas civis e militares, como também ampliar o acesso à banda larga de internet para todo o território nacional.

Ivan Plavetz