Satélite brasileiro SGDC pronto para embarcar para Kourou

0
1572

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), para duplo emprego (civil e militar), construído pela Thales Alenia Space para o Brasil está pronto para embarque com destino à plataforma de lançamento de Kourou, na Guiana Francesa. Dali será levado ao espaço pelo foguete Ariane 5 em março.

A Thales Alenia Space assinou contrato correspondente ao SGDC com a Visiona (joint venture formada pela Embraer e Telebrás) no final de 2013. O programa ocupa posição-chave no plano de desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB), ao mesmo tempo em que atende os requisitos estratégicos do Ministério da Defesa.

O satélite foi projetado para satisfazer dois objetivos principais: a implementação de um sistema seguro de comunicações via satélite para as Forças Armadas e o governo brasileiro, bem como para prestar suporte à instalação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), coordenado pela Telebrás, que visa reduzir o fosso digital existente no país.

O SGDC é parte integrante da estratégia brasileira de buscar independência e soberania.

O SGDC será levado à órbita terrestre no dia 21 de março a bordo de um foguete Ariane 5, lançado de Kourou, Guiana Francesa. (Imagem: ESA/CNES/ARIANESPACE)

A AEB e a Thales Alenia Space também assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) referente a um ambicioso plano de transferência de tecnologia, concebido para dar apoio ao desenvolvimento do programa espacial brasileiro.

 

Ivan Plavetz