São José dos Campos quer concentrar a produção do Gripen

0
2151

A Akaer, empresa de alta tecnologia instalada em São José dos Campos (SP), e que está desenvolvendo partes da fuselagem do caça Gripen NG, modelo adquirido para a Força Aérea Brasileira (FB), luta para que toda a produção de partes e peças do avião seja concentrada no município.

A ideia foi exposta pelo presidente da empresa, Cesar Augusto Andrade e Silva, durante palestra ministrada na sede da regional da CIESP São José (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Atualmente, a Saab prevê a construção de um parque aeronáutico em São Bernardo do Campo (SP).

A Saab adquiriu na semana passada mais 10% das ações da Akaer e agora totaliza 25% sobre a empresa. Durante o governo da presidente Dilma Rousseff, o Brasil fez um acordo para a compra de 36 caças do modelo, no valor de US$ 5,4 bilhões.

(Imagem: Saab)

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Campos, Alberto Marques, também defende que as peças do caça sejam produzidas na cidade. “A prefeitura de São José vem acompanhando todo o processo e faz esforços para aquecer o mercado local”, disse ao jornal O Vale.

“A Saab adquiriu mais 10% da Akaer na semana passada. Ou seja, tem interesse na empresa, que tem toda a estrutura pronta na cidade. Não faz o menor sentido que seja produzido em outro lugar que não seja aqui”, afirmou Alberto Marques, que prevê a geração de 200 a 500 empregos na cidade.

 

Ivan Plavetz
Fonte: O Vale