Saab no 2º Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem

0
782
Concept vessel by Saab

Nos dias 05 e 06 de novembro, a Saab participará do Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem (CICMM), em Salvador.

Além de apresentar um estande com produtos para varredura de minas, executivos da companhia participarão de paineis e sessões temáticas.

O evento é promovido pela Marinha do Brasil e tem por objetivo apresentar novas tecnologias, assim como estimular a troca de informações entre as diversas organizações militares, instituições e empresas envolvidas no âmbito da Guerra de Minas.

The Double Eagle SAROV can operate as an AUV, with an onboard inertial navigation system allowing the vehicle to navigate over great distances and depths.

“A varredura de minas é essencial para as marinhas ao redor do mundo, pois as minas navais ainda são responsáveis por grades danos a navios mercantes e de guerra. Qualquer intercorrência no litoral de um país como o Brasil, por exemplo, pode gerar diversos problemas, como afetar o fluxo de importação e exportação”, diz Marianna Silva, diretora geral da Saab do Brasil.

“Eventos como o CICMM, que estimulam o diálogo a respeito da guerra de minas, são essenciais para reunir todas as partes interessadas no assunto e buscar alternativas para sanar as necessidades do país”, complementa.

O MCMV, navio de contramedidas de minagem da Saab, estará no estande representado por uma réplica.

Dentre os diferenciais da solução está o casco produzido em material compósito, que garante baixo peso, baixas assinaturas magnética, acústica, infravermelha, elétrica e de pressão, além de alta resistência a impactos e incêndios.

Com o conceito de “caixa de ferramentas”, o navio conta com diversos subsistemas a bordo que podem atuar na detecção, classificação e neutralização de qualquer tipo de mina naval. É o caso do veículo controlado remotamente (ROV) Double Eagle.

Além de apresentar suas tecnologias, a Saab participará de paineis e sessões temáticas. Robert Petterson, diretor de vendas da Saab Kockums e mestre em Arquitetura Naval, abordará o uso de materiais compósitos na construção de embarcações para contramedidas de minagem e falará sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de contramedidas de minagem.

Thomas Johansson, diretor de vendas da Saab Kockums, formado na Academia Naval Sueca e na Escola de Guerra Naval da Suécia, apresentará os diversos usos do MCMV e de seus subsistemas.

Jan Siesjö, engenheiro-chefe da Saab Dynamics, será responsável por explicar as tecnologias para sistemas subaquáticos não-tripulados.

Saab’s unique Multi-Shot Mine Neutralisation System (MuMNS) is one example of how ourhighly reliable and adaptable vehicles can be used in a variety of different roles, including live operational mine clearance, peacetime operations against historical ordnance, mine investigation and underwater demolitions.

Representantes da Marinha Sueca, como Mattias Styrhagen, e da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), Matteo Perrone, também participarão do evento para abordar, respectivamente, as capacidade da próxima geração de navios de contramedidas de minagem, e a cooperação em pesquisa e desenvolvimento para navios não-tripulados e robótica, na Suécia.