Saab faz voo com pod de ataque eletrônico

0
502

Em 4 de novembro a Saab voou o seu sistema aerotransportado para ataques eletrônicos contra radares e sensores baseados em terra, céu e mar. Conhecido como Electronic Attack Jamming Pod (EAJP), na prática o pod possibilita a uma força aérea penetrar no espaço aéreo do inimigo interferindo, anulando e neutralizando a sua rede de radares e sensores de defesa antiaérea, permitindo que a sua atuação, em forma de ataque o reconhecimento tático do inimigo, sejam feitos de maneira impune, ou seja, sem sofrer perdas.

No voo de testes foram ensaiadas as interfaces do pod com os equipamentos (hardware) e software do caça Gripen D, bem como o controle e monitoramento pelo cockpit. O pod, que faz parte da família Arexis de sistemas de guerra eletrônica da Saab, poderá ser utilizado nos caças Gripen C/D/E/F, bem como em outras aeronaves por meio de integração.

A FAB vem analisando algumas opções no mercado para integrar um sistema dessa natureza nos seus caças Gripen E/F, o que elevará ainda mais as capacidades de combate diante de um teatro de operações com a presença de sistemas de defesa antiaérea de curto, médio e longo alcance. O EAJP é, assim, um forte candidato nessa escolha, uma vez que já virá integrado para operar nos Gripen E/F.