Saab apresenta simulador do Gripen E equipado com Tela Panorâmica (WAD).

A Saab participa, de 11 a 14 de abril, da Feira Defexpo, na Índia. Na ocasião, está sendo demonstrado pela primeira vez um simulador do Gripen E equipado com a Tela Panorâmica (Wide Area Display – WAD).

O WAD do Gripen E é uma tela panorâmica de alta resolução (19 x 8 pol.) que permite a apresentação redundante e inteligente de informações por toda sua extensão, com a capacidade de receber comandos de teclas multitarefa, da tela sensível ao toque ou de interfaces externas. Utilizando tecnologia de fusão de dados, ela fornece as informações necessárias ao piloto e é a principal fonte de informação de voo e de missão na cabine.

O conhecimento da situação geral do ambiente é um fator crucial para o sucesso no campo de batalha moderno. Graças à avançada colaboração entre homem e máquina, o Gripen E compartilha e exibe as informações táticas necessárias para os pilotos no momento certo.

As informações são apresentadas em ícones de fácil interpretação centrados em uma tela grande, sensível ao toque, permitindo a exibição completamente customizável das informações – e o potencial para reconfiguração durante a missão com o apertar de um botão.

Jonas Hjelm, responsável pela área de negócios aeronáuticos da Saab.

“O alcance de sensores e armas está ficando maior, de forma que o ambiente de batalha moderno cobre áreas mais extensas. Para conseguir cobrir essa área no display tático você precisa diminuir o zoom. É um desafio conseguir uma visão geral do espaço de batalha e também ter o nível de detalhe necessário ao mesmo tempo. O WAD oferece essa possibilidade”, disse Jonas Hjelm, responsável pela área de negócios aeronáuticos da Saab.

Equipado com tecnologia de ponta, o Gripen E foi projetado para atender as exigências de ameaças atuais e futuras, ao mesmo tempo em que atende demandas rigorosas de segurança de voo, confiabilidade, eficiência de treinamento e baixos custos operacionais.

O espaço de batalha do futuro será muito exigente. Caças de combate deverão ser capazes de analisar e lidar com grandes volumes de dados, dando apoio à capacidade do piloto de selecionar, lançar e guiar armas em perfeita coordenação com outros membros de equipe – muito antes dos adversários. É aqui que o Gripen E se destaca.

Os principais diferenciais do Gripen E são sua disponibilidade e adaptabilidade. A aeronave tem um baixo custo do ciclo de vida e uma reduzida necessidade logística.

O avançado cockpit do Gripen E, dominado pelo WAD.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

EM BREVE