Rockwell Collins demonstra tecnologia HF Cellular para Forças Armadas

0
1493
O sistema HF Cellular garante conexões seguras a grandes distâncias. (Imagem: Rockwell Collins)

A Rockwell Collins demonstrou para as Forças Armadas do Brasil na região amazônica um sistema HF Cellular que aumenta a confiabilidade e a qualidade das atuais conexões de rádio de alta frequência (HF). As demonstrações foram realizadas no segundo semestre de 2015.

“Estabelecer comunicações de longa distância confiáveis e seguras em áreas remotas da região amazônica é um desafio para as Forças Armadas”, afirmou Marcelo Vaz, diretor executivo da Rockwell Collins do Brasil.

De acordo com a empresa, o sistema HF Cellular tem a capacidade de aumentar o alcance da infraestrutura HF existente, permitindo que as tropas se conectem com centros de comando que estejam a mais de 2.400 quilômetros de distância através dos atuais rádios HF de pelotão manuais.

A Rockwell Collins informou que também tem capacidade de fornecer não apenas meios de transmissão de voz e dados, mas também relatórios de posicionamento em tempo real na região amazônica.

“Com base nos resultados alcançados e no feedback dos clientes, a Rockwell Collins acredita firmemente que a tecnologia HF Cellular pode proporcionar benefícios significativos para outros países da região, oferecendo uma solução testada e aprovada que vai ajudar a preencher a lacuna deixada pela comunicação de linha de visão e relatórios de posicionamento em ambientes inóspitos, como áreas remotas de florestas, e apoiar tanto operações militares quanto as de assistência em caso de desastres”, disse Vaz.

Ivan Plavetz