Rheinmetall modernizará carros de combate Leopard 2 da Polônia

0
1975
Imagem 1 Rheinmetall-Leopard2-Polonia
(Imagem: ZM Bumar-Labedy)

A Rheinmetall registrou mais um pedido para modernização de carros de combate. A Polônia firmou contrato com a divisão de Düsseldorf da Rheinmetall para executar upgrade em 128 carros de combate MBT Leopard 2 do seu Exército.

Em cooperação com a polonesa Polska Grupa Zbrojeniowa (PGZ) e ZM Bumar-Łabędy S.A., a companhia alemã desempenhara papel de parceira estratégica, fornecendo capacidades críticas, incluindo tecnologias de armamentos e eletrônicas. O projeto representara um faturamento de € 220 milhões para a Rheinmetall.

Durante o desenrolar do programa, os 128 Leopard 2 A4 comprados dos estoques do Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) em 2002 para o Exército da Polônia serão modernizados para o padrão Leopard 2 PL, versão correspondente ao Leopard 2 A5 e A6 da Alemanha.

Seguindo o Canada e a Indonésia, a Polônia é o terceiro país usuário de Leopard a estabelecer com a Rheinmetall parceria tecnológica para uma ampla modernização desses carros de combate. Além do Bundeswehr, Forças Armadas de 17 países possuem Leopards 2 em seus inventários.

Valor agregado

De acordo com a Rheinmetall, a disposição para compartilhar tecnologia e operar em sinergia com a indústria local comprova a oportuna escolha do governo da Polônia ao selecionar a companhia como parceira estratégica. Para a Polônia, o contrato será um meio para criação de postos de trabalho e formação de profissionais altamente qualificados, bem como de obtenção de conhecimento tecnológico de alto valor agregado para a área de defesa.

No dia 28 de dezembro de 2015, a Inspetoria de Armamento da Polônia das Forças Armadas do país firmou com a PGZ (como contratada principal) e ZM Bumar-Labedy S.A. (como integradora) um contrato para modernização desse lote de Leopard 2 A4. A Rheinmetall desempenhou um papel fundamental na preparação do pacote de atualização, tendo já se estabelecido como parceiro estratégico por este ponto.

Ivan Plavetz