Rheinmetall e a Indo Defence 2016 na Indonésia

0
1405

A presença da companhia Rheinmetall, baseada em Düsseldorf, Alemanha, na Indo Defence 2016, evento que ocorrerá em Jacarta entre os dias 02 e 05 de novembro, reforça o comprometimento do grupo alemão com a Indonésia.

Sobre rodas ou tracionados por lagartas, os blindados desenvolvidos pela empresa são produtos adquiridos pelo país asiático ao longo de muitos anos através de ampla expertise acumulada para desenvolver novos veículos militares, tais como a nova família de viaturas blindadas de infantaria Lynx revelada durante a Eurosatory 2016, ou no desenvolvimento de programas para upgrade de performances de carros de combate.

Viatura blindada de infantaria Lynx (Imagem Rheinmetall)
Viatura blindada de infantaria Lynx (Imagem: Rheinmetall)

Durante a Indo Defence 2016, a Rheinmetall exibirá um demonstrador de conceito correspondente a um novo carro de combate médio equipado com  canhão de 105 mm e com uma torreta Hitfact II da Oto Melara (atual Leonardo). O novo veículo é baseado no chassi do provado em combate Marder 1, também em serviço no Exército da Indonésia.

Atualmente a Rheinmetall está realizando upgrade de combate dos Leopard 2 A4 e 2 RI da Indonésia. Dependendo da versão, ou seja, Leopard 2A4+ ou  Leopard 2 RI (Republic of Indonesia), o programa inclui integração de um sistema de controle de climatização (2A4+ e 2 RI), proteção balística aperfeiçoado, conversão do acionamento da torre do carro de combate de hidráulico para elétrico, unidade auxiliar de geração de energia e instalação de uma câmera de reversão (somente para o 2 RI).

Além desses itens, a empresa também está aperfeiçoando o canhão de alma lisa de 120 mm dos Leopard 2RI com um kit que permitirá emprego de dispositivos multipropósitos de programação Rheinmetall DM 11 aplicados às munições da arma.

Sistema Oerlikon Revolver Gun Mk 2 (Imagem Rheinmetall)
Sistema Oerlikon Revolver Gun Mk 2 (Imagem: Rheinmetall)

Outro foco da Rheinmetall na Indo Defence 2016 é a linha de canhões de defesa antiaérea. A companhia exibirá o sistema Oerlikon Revolver Gun Mk 2, que incorporou tecnologia AHEAD, capacidade de operar em rede e com munição de ativação programada. A companhia apresenta também um novo sistema de gerenciamento de batalha e o radar X-TAR3D.

Ivan Plavetz