A empresa francesa DSP Innovations vem divulgando nas redes sociais e canais especializados o equipamento TWELP vocoder destinado à análise e sintetização da voz humana, funcionando como um codificador vocal.
No campo das comunicações táticas, o dispositivo torna a voz humana numa voz sintetizada, clara e inteligível. Clique no link abaixo e compare o nível de ruído de uma conversação analógica e a que utiliza a tecnologia de voz digital adaptável.
Na matéria, a DSP Innovations destaca a utilização do TWELP vocoder pelos melhores transceptores do mundo e inclui nesse rol o Equipamento Rádio TRC-1193 MALLET, totalmente desenvolvido e produzido pela Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica da Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL.
O TRC-1193 MALLET encontra-se em processo de homologação para adoção e emprego pela Força Terrestre e vem sendo submetido a intensos e rigorosos testes pelo Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica (CComGEx) e Centro de Avaliação do Exército (CAEx).
Fonte: IMBEL
Respostas de 2
Paulo, e aquele protótipo de rádio que a AEL entregou ao EB, é concorrente desse ?
Essa parte de comunicação das forças sempre me deixa confuso (o projeto RDS-Defesa em especial), não sei se tem matéria no site voltada especialmente para esse tema, (como funciona as comunicações das forças armadas e seus meios), mas acho que é um tema interessante a se discutir, mais, esses rádios da Imbel irão ser implementados visando a substituição dos rádios da Harris ou irá se utilizar os dois?