PROSUB: S-40 Riachuelo é transferido para a Base Naval de Itaguaí.

0
9382
O S-40 Riachuelo vai ser lançado ao mar antes do final de 2018, dando início aos testes HAT-SAT (harbor acceptance test/sea acceptance test).

A Itaguaí Construções Navais (ICN) realizou, na 2ª semana de janeiro, a transferência do 1º submarino SBR, o S-40 Riachuelo, formado pelas seções S4, S3 e 2B, das instalações UFEM/NUCLEP para o Estaleiro e Base Naval de Itaguaí (EBN).

Para realizar a movimentação do submarino, mantido estável e equilibrado, foi utilizada uma complexa prancha rodoviária especializada equipada com dezenas de eixos, distribuindo o peso de forma segura no piso das vias de acesso.

Flanges especiais, enormes cavites de aço, mantiveram o S-40 Riachuelo estabilizado e nivelado durante todo a movimentação.

Cabeça de série da Classe, este é o primeiro dos quatro SBR previstos a executar a delicada passagem pelo túnel escavado na rocha em Itaguaí exatamente para atender a essa finalidade.

O S-40 Riachuelo vai ser lançado ao mar antes do final de 2018, dando início aos testes HAT-SAT (harbor acceptance test/sea acceptance test), onde todos os seus equipamentos, sistemas, sensores e armamentos serão checados, qualificados e disparados (torpedos e mísseis anti-navio).

Para descer o submarino concluído ao mar será usado o ship-lift ou elevador de navios, uma colossal estrutura de 110 metros de comprimento por 20 de largura fabricada pela empresa norueguesa TTS Handling System AS.

Via Arlindo Bastos/redação